Mundo

Bombas nucleares: EUA têm 22 escondidas numa base na Holanda, denuncia Ruud Lubbers

ruud lubbersRuud Lubbers, antigo primeiro-ministro da Holanda, confirmou os rumores que datam de 2010: os Estados Unidos têm armas nucleares – 22 bombas atómicas – escondidas na base aérea de Volkel. Os peritos revelam que são quatro vezes mais potentes do que as usadas em Hiroshima.

Há “coisas estúpidas” em pleno século XXI, admitiu um antigo primeiro-ministro da Holanda. Ruud Lubbers citou um exemplo: na base aérea de Volkel, no sul do país, estão escondidas 22 armas nucleares que são propriedade dos Estados Unidos.

“Nunca pensei que este tipo de coisas estúpidas ainda acontecessem em 2013. Penso que são parte de um pensamento militar que já não faz sentido”, comentou o homem que comandou os destinos da Holanda entre os anos de 1992 e 1994.

A existência de armamento nuclear dos EUA escondidos em bases holandesas tinha sido avançada, em 2010, em documentos confidenciais revelados pelo site Wikileaks. Passados três anos, Ruud Lubbers confirma a existência de 22 armas atómicas, numa entrevista para um documentário da National Geographic.

O jornal De Telegraaf cita peritos que destacam o poder das bombas existentes na base de Volkel: são do tipo B-61, quatro vezes mais potentes do que as utilizadas em Hiroshima e Nagasaki, na II Guerra Mundial.

Os EUA terão cerca de 240 bombas nucleares escondidas em bases localizadas em território europeu. Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Turquia são os países mais citados como abrigando a existência desse armamento.

Em destaque

Subir