Mundo

Bomba deixada pelos nazis em Marselha na II Guerra Mundial detonada num campo militar

porto_maritimoO maior engenho explosivo jamais descoberto em Marselha foi detonado em segurança. A bomba da II Guerra Mundial pesava uma tonelada, estava enterrada e destinava-se a destruir aquele local, aquando da retirada das tropas nazis.

É um achado com história, descoberto em Marselha, França, a 9 de março, mas que acaba de ser destruído. Trata-se de uma bomba com uma tonelada, que se encontrava enterrada desde a II Guerra Mundial. O engenho destinava-se a destruir a zona portuária da cidade francesa, no final desta guerra.

As autoridades gaulesas procederam à remoção e destruição do engenho explosivo, perante fortes medidas de segurança. Mil pessoas tiveram de ser evacuadas, na manhã de domingo, daquela zona de Marselha. O tráfego marítimo foi suspenso enquanto decorreu a operação de retirada da bomba, transportada posteriormente para uma base militar perto de Marselha.

Estas operações tornaram-se complicadas e delicadas em virtude do elevado peso da bomba, escondida debaixo da terra. Trata-se do maior engenho alguma vez descoberto em Marselha. Uma eventual explosão poderia provocar danos num perímetro de 200 metros.

A bomba, apelidada de ‘Monika’, foi deixada no local na altura da retirada dos alemães, que tinham arquitetado um plano para destruir o porto de Marselha. Plano falhado. Durante trabalhos de terraplenagem, dois trabalhadores do Porto de Marselha encontraram o engenho explosivo.

Neste domingo, a ‘Monika’ foi transportada para um acampamento militar, onde os sapadores procederam à detonação em condições de segurança.

Em destaque

Subir