Cultura

Blues de Barack Obama ao som da guitarra de BB King

barack-obamaBarack Obama, Presidente dos EUA, cantou os blues, com o microfone de Mick Jagger, acompanhado à guitarra por BB King. A ‘jam session’ decorreu na Casa Branca, ontem à noite, num evento comemorativa do ‘mês da história negra’. O tema, ‘Sweet Home Chicago’, fez a referência ao ponto de partida do líder norte-americano rumo à Casa Branca.

A Casa Branca esteve em festa ontem à noite, num evento comemorativo do ‘Black History Month’, um mês dedicado a evocar a memória dos negros norte-americanos. Os convidados eram de peso, desde BB King, um dos negros mais icónicos da música, a Mick Jagger, um branco também icónico. O presidente dos EUA, Barack Obama, além de anfitrião era ‘apenas’ um convidado.

Entre discursos e brincadeiras, a música dominou o ambiente festivo. Que aqueceu a plateia e ainda os próprios intérpretes. “Eu sei o que fizeste com o Al Green”, desafiou BB King, aludindo a um evento de angariação de fundos em que Obama cantou ‘Let’s Stay Together’.

Os músicos em palco insistiam. O presidente não podia fugir a um ‘Sweet Home Chicago’, o lar doce lar onde começou a campanha que só terminou com Obama na Casa Branca. Os convidados iam-se levantando para dançar os blues até que Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, assumiu o ato decisivo: estendeu o microfone ao presidente.

“Foi uma noite incrível”, desabafou Obama, no final, já depois de ter cantado os primeiros versos do ‘Sweet Home Chicago’, ao som da guitarra de BB King. Espera-se, agora, que o tema de Robert Johnson volte a ser um sucesso de vendas nos próximos dias. Afinal, depois de Obama ter cantado ‘Let’s Stay Together’, registou-se um aumento de 490 por cento deste tema na loja virtual da Apple.

“Ele dominou a música”, admitiu o autor do ‘Sweet Home Chicago’, Al Green: “Ele foi brilhante. Emocionou-me apenas a menção do meu nome”.

 

Em destaque

Subir