Tecnologia

Megaupload: Kim Schmitz sai da prisão em liberdade condicional

kim_schmitz_1Criador do site de partilha de ficheiros vai aguardar em casa eventual extradição para os Estados Unidos mas não pode sair do país nem sequer aceder à Internet. Programador informático diz-se aliviado pois a mulher está grávida.

Kim ‘Dotcom’ Shmitz já foi libertado estando agora em liberdade condicional. O criador do Megaupload aguarda agora em casa a decisão sobre o pedido de extradição feito pelos Estados Unidos, que pretendem acusá-lo de pirataria naquele país.

O juiz neozelandês não considerou a hipótese de fuga do país e libertou Kim, que é obrigado a permanecer na sua residência, em Auckland, não pode sair do país nem tão pouco aceder à Internet.

Kim Schimtz, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’, alcunha pela qual é também conhecido na rede, tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

A equipa de advogados do alemão de 38 anos tenta agora provar que Schmitz apenas geria uma plataforma de partilha de ficheiros, não sendo por isso responsável pelos conteúdos dos mesmos.

À saída do tribunal, ‘Dotcom’ acabou por mostrar-se aliviado com a decisão do juiz visto que diz puder agora voltar a ver os filhos e a sua mulher, que está grávida.

Em destaque

Subir