Insólito

Carnaval de São Paulo: Adversário da Mocidade Alegre destrói classificações

detido_brasilCarnaval de São Paulo marcado pela confusão e atos de vandalismo, com roubo e destruição das classificações das escolas de samba, além de carros alegóricos incendiados. A polícia deteve cinco pessoas e a Liga das Escolas de Samba decidiu manter a classificação, mesmo com as classificações por ler: vitória para a Mocidade Alegre, declarada campeã, derrota para a mocidade triste.

A vitória no Carnaval de São Paulo foi entregue à escola Mocidade Alegre. Mas o concurso ficou marcado por um insólito incidente: um elemento de uma escola roubada invadiu o espaço do júri e roubou as classificações… Rasgou as notas e provocou o caos.

O homem saltou a vedação e invadiu a tribuna do júri, que avaliou as escolas de samba de São Paulo, neste Carnaval. Apoderou-se das folhas que tinham as notas atribuídas às escolas e rasgou os papéis.

A sua intervenção apanhou todos de surpresa. Até a polícia, que não conseguiu travar o homem – um elemento de uma escola de samba rival. Com transmissão em direto nas televisões do Brasil, o ato foi classificado de “puro vandalismo no sambódromo”.

Mas o episódio não foi único. No momento em que as notas estavam a ser lidas, outros homens invadiram o local e atiraram folhas pelo ar. A Mocidade Alegre liderava a classificação, até que as listas foram destruídas.

Também o troféu que seria entregue à escola campeã foi vandalizado. Houve cinco detidos, vítimas de uma atitude insensata de quem “não soube perder”, segundo testemunhos.

Mas o Carnaval de São Paulo foi também marcado por outras ações de protesto mais extremas, com carros alegóricos incendiados. No fim da noite, vieram os resultados. A Liga das Escolas de Samba manteve a classificação, depois de uma reunião.

As classificações mantiveram-se, apesar dos documentos perdidos, e a escola vencedora manteve-se. O homem que roubou as notas acabou por ser detido.

Em destaque

Subir