Nas Notícias

Bloco de Esquerda redistribui deputados e coloca Pedro Filipe Soares como líder parlamentar

pedro fil soaresPedro Filipe Soares é o novo presidente do parlamentar do Bloco de Esquerda, com Cecília Honório na vice-presidência. O anúncio foi feito por um dos coordenadores do partido, João Semedo, que explicou a redistribuição dos deputados pelas comissões parlamentares.

O Bloco de Esquerda reorganizou o grupo parlamentar e coube ao coordenador João Semedo apresentar as principais novidades. A principal é a eleição de Pedro Filipe Soares para presidente do grupo parlamentar, com Cecília Honório a ser eleita vice-presidente, ambos por indicação da comissão política do partido.

“Pedro Filipe Soares revelou muita experiência, conhecimento, domínio e intervenção parlamentar numa área de grande centralidade política: em todos os aspetos relacionados com o orçamento, contas públicas, situação financeira e económica do país”, justificou João Semedo.

O coordenador sublinhou a importância das caraterísticas do novo presidente da bancada para os combates políticos que se avizinham: “esses são os temas que dominam a política portuguesa, fruto da obstinação do Governo com a dívida pública e com a austeridade forçada para pagar os juros. A nossa escolha teve a ver com isso, para além das qualidades pessoais do deputado Pedro Filipe Soares”.

Foi com “muita satisfação” que o coordenador do Bloco apresentou o novo líder parlamentar, um licenciado em Matemática Aplicada que, aos 33 anos, tem “experiência política e parlamentar suficientes para agora abraçar esta responsabilidade, que é grande, densa e pesada”.

Para além de eleger os líderes da bancada, a coordenação do Bloco de Esquerda promoveu ainda uma redistribuição dos deputados pelas comissões parlamentares, a ter efeitos a partir do dia 10. O novo líder parlamentar reparte com Catarina Martins, coordenadora do partido, a presença na Comissão de Assuntos Europeus, enquanto Cecília Honório participa, com Luís Fazenda, nas Comissões de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e de Agricultura e Mar.

Em destaque

Subir