Velocidade

Ryan Hunter-Reay vence pela primeira vez as 500 Milhas de Indianápolis

RyanHunterReayIndy214HunterReayIndy214 600Um final espetacular – de quase photo-finish – marcou as 500 Milhas de Indianápolis, disputadas este domingo na famosa pista norte-americana, com Ryan Hunter-Reay a chamar a si o seu primeiro triunfo naquela que é considerada como a ‘catedral’ do automobilismo em terras do Tio Sam.

O piloto da equipa Andretti Autosport impôs-se por meio metro a Hélio Castroneves e tornou-se no primeiro americano a vencer a famosa clássica desde Sam Hornish Jr, em 2006.

Uma tardia bandeira vermelha levou a um sprint final de seis voltas, onde um breve ascendente de Marco Andretti deu lugar a uma batalha épica entre Hunter-Reay e Castroneves, com o americano e o brasileiro a trocarem por duas vezes a liderança entre si.

Ryan Hunter-Reay sentenciou o seu triunfo ao passar o seu adversário à entrada para a última volta, acabando por levar a melhor por seis centésimas de segundo – a segunda diferença mais curta da história das Indy 500.

“É um sonho tornado realidade”, declarou no final Hunter-Reay, que partiu para esta corrida apenas da 19.ª posição da grelha. “Nem acredito nisto. Não houve treino (para estas últimas voltas). Nunca tinha feito aquelas trajetórias no início do mês. Não sei o que pensar”, contou o vencedor pouco depois de beber o leite da vitória – uma tradição que substitui o convencional champanhe nesta prova única.

Castroneves214 600O sentimento de Hélio Castroneves era o oposto. O brasileiro da Penske não conseguiu disfarçar a sua frustração por não conseguir a quarta vitória nas 500 Milhas, apesar do seu típico sorriso.

Mas o piloto de Belo Horizonte admitiu que o seu adversário foi mais forte: “Estivemos tão perto mas hoje era o dia do Ryan. Queria tanto ganhar para Roger (Penske). Foi uma grande luta, espero que tenha sido fantástica de ver na televisão. Ser segundo é bom… mas ser segundo é frustrante”.

Marco Andretti foi terceiro diante do seu companheiro de equipa Carlos Muñoz, enquanto que o antigo piloto de F1 Juan Pablo Montoya festejou o seu regresso a Indianápolis com um meritório quinto lugar, numa prova marcada na fase final por uma série de acidentes, nomeadamente o que eliminou Ed Carpenter, o autor da ‘pole position’, após colisão com James Hinchcliffe.

AcidenteHinchcliffeCarpenterClassificação

1.º Ryan Hunter-Reay  (Dallara Honda) 2h40m48,230s

2.º Helio Castroneves  (Dallara Chevrolet) + 0,060s

3.º Marco Andretti (Dallara Honda) + 0,317s

4.º Carlos Munoz (Dallara Honda) + 0,779s

5.º Juan Pablo Montoya (Dallara Chevrolet) + 1,323s

6.º Kurt Busch (Dallara Honda) + 2,266s

7.º Sebastien Bourdais (Dallara Chevrolet) + 2,657s

8.º Will Power (Dallara Chevrolet) + 2,850s

9.º Sage Karam (Dallara Chevrolet) + 3,284s

10.º JR Hildebrand (Dallara Chevrolet) + 3,470s

Em destaque

Subir