Mundo

“Bispo do luxo”: Vaticano revela que Papa aceitou a resignação

elst210elst bigO Papa Francisco aceitou a resignação do alemão Franz-Peter Tebartz-van Elst, conhecido como o “bispo do luxo”. O então bispo de Limburgo estava suspenso, desde outubro do ano passado, pelo mediatismo das obras na sede episcopal: tivera um custo de 31 milhões de euros.

O Vaticano revelou hoje que o Papa Francisco aceitou o pedido de resignação, datado de outubro do ano passado, apresentado pelo clérigo alemão conhecido como o “bispo do luxo”: Franz-Peter Tebartz-van Elst.

A polémica data de outubro de 2013, quando a imprensa alemã noticiou que as obras na sede episcopal, orçadas em 2,5 milhões de euros, tiveram um custo superior a 31 milhões de euros.

Os relatos apontavam para ‘extras’ de luxo, como uma capela particular de 2,9 milhões de euros, uma mesa de reuniões de 25 mil euros e uma banheira de 15 mil euros.

O escândalo levou a Santa Sé a suspender Tebartz-van Elst, chamado de emergência ao Vaticano para se explicar perante Francisco.

“Estou convencido de que o bispo de Limburgo irá enfrentar essa situação num espírito de autocrítica”, comentou, na altura, o presidente da Congregação dos Bispos da Alemanha, o arcebispo Robert Zollitsch.

Na mesma terra onde não havia “dinheiro suficiente para a manutenção das igrejas”, segundo os jornais locais, Tebartz-van Elst mandou erguer uma capela particular de 2,9 milhões de euros.

Essa “autocrítica” levou o “bispo do luxo” a pedir a resignação, aceite pelo Papa ao abrigo de “outra razão grave” prevista no artigo 401.2 do código de direito canónico.

No mesmo texto onde confirma a aceitação da resignação, constante no boletim diário, o Vaticano ressalva que será dado um novo cargo a Tebartz-van Elst “em tempo oportuno”.

Em outubro, para além de chamar o bispo de Limburgo ao Vaticano, Francisco mandou realizar uma auditoria às contas do episcopado.

Ao deslocar-se, o “bispo do luxo” realizou a viagem numa companhia aérea ‘low cost’, opção que teve um outro motivo: a Justiça alemã está a investigar Elst por, no ano passado, ter alegadamente mentido quando negou ter viajado em primeira classe para a Índia, numa deslocação de cariz social.

Segundo a Reuters, Manfred Grothe é o novo bispo de Limburgo, até nova nomeação.

Tebartz-van Elst terá sido um dos destinatários do discurso do Papa na mensagem para a Quaresma, proferida a 5 de março: “quando o poder, o luxo e o dinheiro se tornam ídolos, acabam por se sobrepor à exigência duma distribuição equitativa das riquezas”.

Em destaque

Subir