Mundo

Bin Laden: Fotos do cadáver são “muito macabras” e não podem ser reveladas, confirma o tribunal

bin ladenAs fotos do cadáver de Bin Laden não podem ser desclassificadas, pelo que o Governo dos EUA não tem de as revelar. A decisão é do tribunal de apelações do Distrito de Columbia, que ontem ratificou a decisão com receio do “dano excepcionalmente grave” que o ato poderia acarretar.

As fotos de Bin Laden, morto, continuam a ser classificadas como altamente secretas. Ontem, o tribunal de apelações do Distrito de Columbia ratificou a decisão do Governo, rejeitando a pretensão dos grupos que defendem a liberdade de acesso às imagens. De acordo com a Lei de Liberdade de Informação, interpretaram os três juízes, os documentos considerados de interesse para a defesa nacional ou para a política externa não têm de ser desclassificados.

“É indiscutível que o Governo está retendo imagens não para ocultar erros ou evitar vergonha, mas para prevenir as mortes de americanos e a violência contra interesses do país”, argumentaram os juízes, acrescentando que a exibição das fotografias do cadáver poderiam provocar “um dano excepcionalmente grave” à população.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir