Mundo

Bilionária mais nova do mundo tem 19 anos e é irmã da segunda da lista

O seu nome é Alexandra Andresen. Tem 19 anos, é norueguesa e, segundo a Forbes, é o bilionário mais jovem do mundo. Dona de ações na empresa da família, Alexandra é irmã de Katharina, de 20 anos, a segunda da lista da Forbes. E curioso é o facto de no terceiro lugar surgir outro jovem da Noruega.

Com uma fortuna avaliada em 1,1 mil milhões de euros, Alexandra Andresen, uma norueguesa de 19 anos, ocupa o primeiro lugar da lista de jovens bilionários da Forbes.

Alexandra é dona de 42,2 por cento de uma empresa que o pai criou. E esta ligação familiar faz da irmã Katharina a segunda mais rica (a diferença está na idade, já que Katharina tem 20 anos).

A lista da revista Forbes foi publicada nesta terça-feira e na primeira posição dos jovens bilionários está uma jovem de 19 anos. Alexandra faz parte de uma família da Noruega que criou um império a partir de negócios na Ferd, uma empresa do ramo do tabaco.

A parte da empresa que Alexandra Andresen detém está avaliada em 1,2 mil milhões de dólares, ou cerca de 1,1 mil milhões de euros.

Ainda de acordo com a revista Forbes, Alexandra dedica-se aos estudos e até nem está envolvida na gestão da empresa. A sua grande paixão é o hipismo e um pouco por toda a Europa já arrecadou alguns prémios.

No segundo lugar da lista da Forbes está Katharina, que tem uma fortuna idêntica (42,2 por cento da Ferd. No entanto, Katharina não é tão jovem. Aos 20 anos, estuda ciências sociais, em Amesterdão, na Holanda.

A Ferd é uma empresa histórica, que começou atividade no ano de 1849, quando o tetravô das duas norueguesas, Johan Henrik Andresen, adquiriu uma fábrica de tabaco. Ao longo dos anos, transformou a empresa no maior fabricante de tabaco.

Até 2005, a família geriu o negócio, sendo que naquele ano vendeu uma parte à Skandinavisk Tobakskompagni por mais de 500 mil euros.

E nesta lista da Forbes, há mais jovens multimilionários. Em 2011, somente oito pessoas com menos de 40 anos constavam da lista. Em 2016, são já 66, sendo que sete têm menos de 30 anos de idade.

Curiosidade. O terceiro jovem bilionário também norueguês. Chama-se Gustav Magnar Witzoe, conta 22 anos e detém 47 por cento da Salmar, uma empresa de salmão.

Em destaque

Subir