Mundo

Bebé salvo num tubo de esgoto na China está a “recuperar bem”, dizem médicos

bebe china incubadorabebe china incubadora510É o novo herói da China: o recém-nascido que foi resgatado vivo num tubo de esgoto está a “recuperar bem”. Os médicos apresentam um diagnóstico positivo, enquanto a polícia iliba a mãe. Ao contrário das informações que circularam ontem, a mulher esteve presente no salvamento e foi ela que lançou o alerta, momentos depois de dar à luz.

A polícia de Jinhua forneceu novas informações sobre o caso do bebé que caiu num cano de esgoto, na China, sendo resgatada viva pelos bombeiros. De acordo com as autoridades chinesas, foi a própria mãe do bebé que ouviu o choro do recém-nascido, a partir da casa de banho onde dera à luz, e que alertou o responsável pelo prédio, para que chamasse os bombeiros.

A polícia descobriu que a jovem avisou que o seu filho estava naquele tubo de esgoto. E esta mãe esteve sempre ao lado das autoridades, a ajudar no resgate.

A mulher, de 22 anos, solteira, alega que não tem condições para ter um filho, nem sequer para abortar. Diz ainda que tentou a todo o custo retirar o bebé, mas que não conseguiu.

Apesar de informações contraditórias – alguns órgãos de comunicação chineses revelam que o caso está encerrado – a verdade é que a mulher poderá ter de responder por tentativa de homicídio.

Recorde-se que a criança foi descoberta por um morador do apartamento, que ouviu o choro do bebé proveniente dos tubos de esgoto.

Os bombeiros foram chamados ao local, mas a única forma que encontraram para salvar o bebé foi cortar o tubo (com 10 centímetros de diâmetro), retirando-o do local e transportando-o desde logo para o hospital local.

A partir daqui, davam início à fase seguinte, também ela complicada: retirar o recém-nascido do interior do tubo de canalização. As operações de retirada do menino do interior do tubo – já acompanhadas pelos médicos – foram bastante demoradas, para não provocar ferimentos à vítima, que nascera poucas horas antes.

O recém-nascido foi retirado do tubo sem qualquer ferimento e, segundo o jornal China Daily, encontra-se bem, ainda que internado, sob vigilância médica, numa incubadora, que inspirou um batismo: Bebé 59, o número da incubadora onde está a recuperar desta aventura. Veja as imagens, que podem afetar pessoas mais sensíveis. Veja o vídeo do resgate.

O caso suscitou uma onda de solidariedade, com dezenas de pessoas a ocorrerem ao hospital para fazerem doação de bens de primeira necessidade – roupas, fraldas, leite em pó, entre outros – para o menino. Também há diversos casais que se manifestam interessados na adoção da criança.

Em destaque

Subir