Cultura

Beatles: ‘Sgt. Pepper’s’ vai ser reeditado, 50 anos depois, com os dois temas ‘adiados’

O álbum ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, que faz 50 anos em junho, vai ser reeditado e passa a englobar ‘Strawberry Fields Forever’ e ‘Penny Lane’.

“Faz hoje 20 anos que o Sgt. Pepper ensinou a banda a tocar”. A abertura do tema ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’ prepara-se para ganhar um novo contexto num álbum com dois temas ‘novos’.

Há 50 anos, os Beatles lançavam o oitavo álbum de estúdio, “uma evolução histórica no progresso da música” segundo a revista Time: ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’.

Mas o álbum não incluía dois temas entretanto lançados como singles, ‘Strawberry Fields Forever’ e ‘Penny Lane’.

A 1 de junho, quando se assinalarem os 50 anos do primeiro disco de rock a ganhar o Grammy para Álbum do Ano, vai ser lançada uma nova versão do ‘Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’, agora com os dois temas que foram ‘adiados’ para o disco seguinte, ‘Magical Mystery Tour’.

À data, os The Beatles perderam a batalha pela inclusão das duas músicas, tendo prevalecido a vontade da editora EMI.

“O John [Lennon] tinha escrito a absolutamente fascinante ‘Strawberry Fields Forever’ para o novo álbum e eu, francamente com um pouco de ciúme, fui para casa e escrevi ‘Penny Lane'”, revelou Paul McCartney, o autor do Sgt Pepper, uma personagem fictícia que tinha por instrução levar o grupo a explorar novos limites.

Não incluir os dois temas “foi o maior erro da minha vida profissional”, admitiu o ‘quinto’ Beatle, o produtor George Martin: “O único motivo para ‘Strawberry Fields Forever’ e ‘Penny Lane’ não estarem no ‘Sgt. Pepper’s’ foi apenas a sensação de que, se havia o single, não era preciso ir para um álbum”.

Em destaque

Subir