Nas Notícias

Como a carteira de Isabel II envia mensagens aos serviços secretos britânicos

A Rainha Isabel II traz sempre consigo uma mala Launer que é já a imagem de marca da monarca britânica. No entanto, um historiador diz que a mala é mais que um acessório de moda e que serve para enviar mensagens discretas aos guarda-costas reais.

De acordo com a imprensa britânica, Isabel II tem mais de 200 malas da marca Launer, pelo que a monarca faz questão de ter sempre um exemplar consigo nas deslocações ou nos eventos que assiste.

Hugo Vickers, um historiador e especialista sobre a realeza britânica, afirma que a mala que a Rainha traz consigo é mais que um acessório: serve para enviar mensagens discretas aos agentes dos serviços secretos britânicos que acompanham a monarca diariamente.

Numa entrevista à revista ‘People’, Vickers revela alguns dos “truques” utilizados por Isabel II e os guarda-costas: se a monarca passar a carteira de uma mão para a outra, quer dizer que está preparada para terminar a conversa.

Por outro lado, quando a Rainha coloca a carteira em cima da mesa, quer dizer que está pronta para se ir embora. Já a carteira no chão quer dizer que não está a gostar da interação em curso e quer sair dali.

A monarca britânica também gosta de levar a carteira no braço esquerdo para cumprimentar os súbditos com a mão direita.

Quando reparam nos sinais os agentes aproximam-se de Isabel II e dizem que tem alguém que gostava de a conhecer, interrompendo e afastando educadamente a monarca do local.

Por fim, Vickers revela ainda que a Rainha também envia mensagens codificadas ao girar a aliança no dedo, mostrando que “já não aguenta mais ouvir o interlocutor”.

O Diário de Notícias também avança com a revelação de que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, utiliza uma mala que não serve apenas para os fins óbvios: tem sempre uma mala que pode segurar com as duas mãos, de modo a esconder sinais de nervosismo nas situações em que fique menos confortável.

Em destaque

Subir