Mundo

Expulsa a equipa da BBC que a Coreia do Norte convidou para o congresso

jornalista expulso da coreia

A Coreia do Norte convidou vários jornalistas a cobrirem o congresso do partido único, mas na sexta-feira deteve a equipa da BBC. O jornalista Rupert Wingfield-Hayes e os colegas foram interrogados e condenados à expulsão do país por fazerem aquilo que era suposto: reportagem.

O problema, como explicou um funcionário do Comité Nacional da Paz da Coreia do Norte, citado pela agência estatal chinesa Xinhua, é que Pyongyang não gostou das reportagens de Rupert Wingfield-Hayes, que “atacavam” o regime norte-coreano.

A equipa da BBC que realizou estas “reportagens não-objetivas” sobre o país estava na Coreia do Norte a convite do próprio regime, que abriu as portas a cerca de 130 jornalistas estrangeiros para mostrar ao mundo o Congresso do Partido dos Trabalhadores (o único que Pyongyang), o primeiro em 36 anos e que termina hoje.

Só que Rupert Wingfield-Hayes, o operador de câmera Matthew Goddard e a produtora Maria Byrne terão começado a trabalhar ainda antes do início do congresso, mostrando o quotidiano dos norte-coreanos e como se vive em Pyongyang.

O trio de profissionais da BBC foi detido na sexta-feira e interrogado ao longo de oito horas, segundo informações avançadas pela Xinhua.

A equipa foi condenada à expulsão do país e está proibida de regressar à Coreia do Norte.

Em destaque

Subir