Nas Notícias

Banho com água e lixívia pode combater doenças de pele, indicia estudo dos EUA

pele 210pele 600Investigação indicia que tomar banho com lixívia diluída na água pode adiar o envelhecimento e combater doenças de pele. O estudo, realizado em ratos – não foi testado em humanos –, mostrou bons resultados no combate a dermatites causadas por radioterapia, necroses e úlceras.

De acordo com uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, localizada nos Estados Unidos, tomar banho com lixívia diluída na água traz efeitos positivos no combate ao envelhecimento e também combate algumas doenças de pele.

Os investigadores norte-americanos testaram um banho com lixívia em ratos e obtiveram resultados positivos em dermatites provocadas por radioterapia, necroses e também úlceras.

“Mostramos que um simples banho melhora os efeitos desagradáveis dos danos causados pela radiação. Ainda há muito a estudar sobre este tratamento e esperamos fazê-lo em humanos, brevemente”, salienta o dermatologista Thomas Leung, em declarações à BBC.

Segundo este trabalho, que foi publicado na revista científica Journal of Clinical Investigation, os banhos devem ter um máximo de 0,005 por cento de lixívia, quantidade suficiente para que sejam obtidos resultados positivos no tratamento de eczemas. Porém, há ressalvas, no relatório do estudo.

Os investigadores aconselham a população a encarar este estudo com cautelas e desaconselham por completo a aplicação da lixívia na pele, até porque não foram realizados ainda quaisquer estudos em humanos e a pesquisa feita em ratos é, para já, um capítulo de um estudo incompleto.

Por outro lado, não se conhecem os malefícios da lixívia no sistema imunológico do doente, pelo que se desaconselha a utilização de banhos sem ter noção desta realidade. “Não recomendo que pacientes com problemas de pele tomem banho com lixívia”, fez ver Thomas Leung.

De acordo com os testes realizados em células de pele, doses reduzidas daquela água sanitária podem reduzir os efeitos da exposição à radiação. No caso dos doentes com cancro, a radioterapia provoca lesões secundárias, como hematomas de pele e queimaduras.

Também nos testes feitos em ratos verificou-se que o banho com água e lixívia apresentou bons resultados no rejuvenescimento da pele. Bastaram duas semanas de banhos para que aqueles animais desenvolvessem uma pele mais espessa, além de um aumento da produção das células da pele.

Em destaque

Subir