Mundo

Banco do Bangladesh: Governador demite-se após hackers roubarem 81 milhões

assalto hackers Bangladesh

Atiur Rahman demitiu-se de governador do Banco Central do Bangladesh depois dos hackers terem roubado 81 milhões de dólares. O assalto visava mais de mil milhões, mas o ciberataque foi descoberto graças a um erro ortográfico no nome de um dos destinatários das transferências.

A forma “muito incompetente” como Atiur Rahman lidou com o assalto à conta do Banco Central do Bangladesh em Nova Iorque (EUA) levou o ministro das Finanças a aceitar o pedido de demissão apresentado pelo governador.

“Ele ligou-me ontem e eu pedi-lhe para se demitir, o que aconteceu hoje”, adiantou A. M. A. Muhith, citado pela Lusa.

Atiur Rahman era o governador do banco central do país asiático desde 2009 e tinha a saída por reforma agendada para agosto deste ano.

Erro ortográfico

O incidente ocorreu em fevereiro, mas só agora foi tornado público porque o Banco Central do Bangladesh vai processar o congénere dos EUA, a Fed.

O assalto só foi descoberto graças à iliteracia de um dos hackers. Os piratas informáticos inundaram uma filial da Fed em Nova Iorque com pedidos de transferência, a sacar de uma conta do Banco Central do Bangladesh, que totalizavam mais de mil milhões de dólares.

Quando 81 milhões de dólares já tinham sido transferidos para várias contas nas Filipinas e no Sri Lanka, o sistema de segurança da Fed detetou um pedido invulgar: o destinatário era uma ‘Fandation’ e não uma ‘Foundation’ (Fundação).

O erro ortográfico permitiu ao Banco Central de Bangladesh apurar que estava a ser vítima de um sofisticado assalto, com mãos de 30 transferências já realizadas (e 81 milhões de dólares roubados).

Razee Hassan, vice-governador do Banco Central de Bangladesh, adiantou à AFP que a instituição mandou cancelar de imediato todas as transferências a partir da conta em Nova Iorque, tendo evitado o roubo de uma verba superior a mil milhões de dólares.

O Bangladesh vai processar a Fed, por entender que o banco da Reserva Federal dos EUA “tinha a responsabilidade de manter o dinheiro seguro”.

“Até ao momento, não há qualquer prova de qualquer tentativa de invasão dos sistemas da Reserva Federal ligada aos pagamentos em questão. Não há nenhuma evidência de que qualquer sistema da Fed tenha sido comprometido”, respondeu o banco central norte-americano, em comunicado.

Em destaque

Subir