Nas Notícias

Balanço do surto de legionella revela um total de cinco mortos

legionellaO surto de legionella já provocou cinco vítimas mortais. Na atualização desta tarde, a Direção Geral de Saúde revelou ainda que existem 233 casos confirmados. Destes, 38 pacientes estão internados nos cuidados intensivos.

A bactéria Legionella provocou mais um morto. Esta tarde, ao actualizar o acompanhamento da situação, a Direção Geral de Saúde (DGS) revelou que o surto que surgiu em Vila Franca de Xira já provocou cinco vítimas mortais.

Ainda segundo a atualização de hoje da DGS, há ainda 233 casos confirmados, todos relacionados com o surto de Vila Franca de Xira.

Destes 233 pacientes há 38 que se encontram nos cuidados intensivos.

“Até às 15h00 de hoje, dia 10 de novembro, foram reportados 233 casos (228 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 3 na Região Centro e 2 na Região Norte)”, refere o comunicado que a DGS distribuiu.

Na mesma nota, a entidade salientou que os 233 casos “têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira”.

O documento apontou ainda “as freguesias de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa” como aquelas que “continuam a registar a maior incidência”.

“Já foram realizadas mais colheitas nos domicílios, para além da continuação dos inquéritos epidemiológicos”, a fim de descobrir a fonte do surto, consta ainda no comunicado.

A DGS repetiu também que “não existe fundamento científico que justifique o encerramento de escolas”, uma vez que a bactéria não infeta, em regra, crianças e jovens até aos 20 anos.

Mesmo sem ter identificado ainda a origem do surto, a entidade assegura que não há qualquer problema com a ingestão de água nas áreas afetadas.

Em destaque

Subir