Mundo

Avião desaparecido: Malásia e empresa britânica revelam dados de satélite

mh370 ministromh370Ao fim de várias semanas, as autoridades da Malásia responderam às exigências dos familiares dos desaparecidos do voo MH370. Em conjunto com uma empresa britânica, o Governo divulgou os dados recolhidos por satélite antes do desaparecimento do avião da Malaysia Airlines.

Desde 8 de março, o dia em que um avião da Malaysia Airlines desapareceu dos radares, que os familiares das 239 pessoas que seguiam a bordo exigiam o acesso a toda a informação.

As buscas pelo aparelho que cumpria o voo MH370 continuam a não ser bem sucedidas, mas a Malásia respondeu, finalmente, às exigências dos familiares.

Na manhã de hoje, o Departamento de Aviação Civil divulgou, em conjunto com uma empresa britânica especializada em satélites e comunicações, a Inmarsat, os últimos dados técnicos recolhidos, por satélite, do Boeing 777 que permanece desaparecido.

De acordo com o comunicado emitido pelo mesmo departamento, as informações constantes neste documento de 47 páginas foram fundamentais para os peritos definirem a zona mais provável onde o avião terá ficado sem combustível, despenhando-se no sul do oceano Índico.

O mesmo documento, salienta a nota, serve para cumprir a promessa de total transparência sobre o caso, renovada no passado dia 19 pelo Ministério dos Transportes.

O Governo da Malásia tem sido constantemente criticado, sobretudo pela China (país de onde era a maioria dos passageiros), pela opacidade na gestão da informação e pela demora na organização das operações de busca.

O avião da Malaysia Airlines partiu de Kuala Lumpur (Malásia), na madrugada de 8 de março, rumo a Pequim (China), onde deveria ter aterrado cerca de seis horas depois, cumprindo o voo MH370.

Em destaque

Subir