Mundo

Australianos que foram buscar bebés gerados por barriga de aluguer retidos na Tailândia

aeroporto na tailandiaEm dois dias, a Tailândia reteve quatro casais australianos quando estes iam regressar com uma ‘bagagem’ extra: quatro bebés gerados por uma barriga de aluguer. Os casais foram impedidos de deixar o país após o escândalo do abandono de um bebé com síndrome de Down.

A Tailândia apertou as leis contra a ‘encomenda’ de bebés por parte de australianos. Depois do escândalo de Gammy, o gémeo com síndrome de Down e problemas cardíacos que foi abandonado por um casal australiano que levou a irmã, as autoridades tailandesas retiveram no país quatro casais que se preparavam para retornar à Austrália.

De acordo com a notícia do canal ABC, dois casais foram retidos ontem, no aeroporto de Banguecoque, e os outros dois tinham ficado retidos na quarta-feira. O motivo era comum: as autoridades suspeitaram de que os australianos pretendiam levar com eles quatro bebés, alegadamente gerados por barrigas de aluguer.

Como a Austrália proíbe a gestação a troco de dinheiro, a Tailândia tem sido o principal ‘mercado’ para muitos casais recorrerem a barrigas de aluguer. Agora, devido ao escândalo do abandono de Gammy, as autoridades tailandesas só deixam sair bebés quando existe uma ordem judicial nesse sentido.

A Junta Militar que governa o país asiático encetou uma reforma que tem levado ao fecho de várias clínicas de fertilização artificial e de centros de adoções.

As tailandesas só podem ser barrigas de aluguer quando forem familiares de um dos pais, estando proibida qualquer remuneração.

Em destaque

Subir