Desporto

Desclassificado por nudez: Francês sem camisola perde título no atletismo

benabbadO homem mais rápido nos 3000 metros com obstáculos não teve direito à medalha de ouro. O francês Mekhissi-Benabbad terminou a prova, a contar para os Europeus de atletismo, em Zurique, sem a camisola. Por a ter tirado antes da meta, foi desclassificado.

O bicampeão europeu de 3000 metros com obstáculos (2012 e 2010) perdeu o ‘tri’ por ter tirado a camisola antes de cortar a meta. O incidente ocorreu ontem em Zurique, palco dos Europeus de atletismo.

O francês Mahiedine Mekhissi-Benabbad, vencedor das duas últimas edições, foi também o mais rápido na prova de ontem. Só que, enquanto se aproximava da meta, tirou a camisola para festejar o tricampeonato.

Os juízes admoestaram o corredor, mas a grande surpresa ficou guardada para mais tarde. A organização decidiu retirar o título e a medalha de ouro a Mekhissi-Benabbad.

Seria o terceiro título para o corredor francês com ascendência argelina, caso a Espanha não tivesse apresentado um protesto formal.

Com a decisão, a França perdeu uma medalha de ouro, mas ganhou outra: é que o ‘novo’ campeão, Yonn Kowal, também é francês. É o segundo mais rápido nos 3000 metros com obstáculos, depois do corredor de tronco nu. No terceiro lugar do pódio ficou o espanhol que na corrida fora o quarto classificado.

Não é a primeira vez que Mekhissi-Benbbad se envolve em problemas numa grande competição. Há dois anos, ‘trocou’ o atletismo pelo pugilato, lutando com um compatriota (Mehdi Baala) em plena pista.

O francês desclassificado foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2012 e 2008 e de bronze dos Mundiais de 2013 e 2011.

Em destaque

Subir