Economia

Aumentou o consumo dos combustíveis: 4,4 por cento em fevereiro

combustiveisOs dados de fevereiro mostram que os portugueses consumiram mais combustíveis do que no mesmo período de 2014. A subida homóloga de 4,4 por cento foi sobretudo suportada pelo gasóleo. A gasolina também registou um aumento do consumo, mas muito mais moderado.

Os dados da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), o regulador que ‘substituiu’ a antiga EGREP, mostraram um aumento do consumo dos combustíveis em fevereiro, quando comparado com o mesmo mês de 2014.

A subida homóloga de 4,4 por cento – ou mais 865.562 toneladas de combustível – foi suportada, na grande maioria, pelo aumento do consumo de gasóleo.

Este combustível ‘escalou’ 5,5 por cento face a fevereiro de 2014. Foram mais 343 mil toneladas, muito acima das 77 mil toneladas ‘a mais’ registadas na gasolina (0,9 por cento), face ao mesmo mês do ano passado.

Numa análise anual (neste caso, entre março de 2014 e fevereiro deste ano), o aumento no consumo de gasóleo foi de dois por cento, enquanto o da gasolina se ficou pelos 0,8 por cento.

Enquanto sobe o consumo, desce o preço: ainda com base nos dados da ENMC, o preço médio de venda ao público (PMVP) caiu 15 por cento no gasóleo, cuja explicação está na “redução de 32 por cento do PST (Preço sem Taxas/Impostos) e pelo aumento de oito por cento do valor absoluto de ‘ISP+Outros’ em 2015, mais concretamente da Contribuição de Serviço Rodoviário e Adicionamento por emissão de CO2”, como citou o relatório.

Em destaque

Subir