Nas Notícias

Aumento do salário mínimo não fez subir percentagem de abrangidos

A subida do salário mínimo em janeiro de 2018 não fez aumentar, pela primeira vez, a percentagem de trabalhadores abrangidos, anunciou hoje no parlamento o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

Esta evolução significa que “tem havido uma dinâmica de crescimento salarial que acompanha de alguma forma o aumento do salário mínimo”, disse o ministro na comissão parlamentar do Trabalho e Segurança Social.

“O risco de compressão que tem sido apontado, e que é um risco real, é claramente diminuído”, acrescentou.

Até agora, a proporção de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo aumentou sempre que este foi atualizado, exceto em 2018, disse Vieira da Silva.

Em março estavam abrangidos pelo salário mínimo 746.166 trabalhadores, 22,9 por cento do total, o mesmo peso verificado em março de 2017.

Do documento que apresentou aos deputados da comissão, o ministro destacou que houve aumentos salariais em todos os escalões de trabalhadores que permaneceram no mesmo posto de trabalho entre 2016 e 2017.

Segundo o documento, registaram-se aumentos salariais da ordem dos 6 por cento nos escalões mais baixos, acréscimos superiores a 3 por cento nos escalões intermédios (entre 600 e 1.800 euros), aumentos acima dos 2 por cento nos salários mais altos (entre 1.800 euros e 2.500 euros) e acima de 1 por cento nas remunerações acima desse valor.

Em destaque

Subir