Nas Notícias

Aumento do preço nos transportes públicos em janeiro será de um por cento

sergio monteiro 210sergio monteiro bigO preço dos bilhetes usados nos transportes públicos vai aumentar um por cento, em média, a 1 de janeiro de 2014. Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, justifica o aumento com “a inflação estimada no Orçamento de Estado”.

Ano novo, aumentos novos: no caso dos transportes públicos, será de um por cento. O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, recordou hoje à Lusa que a inflação prevista para 2014 é de um por cento, pelo que o “ajustamento” do preço dos bilhetes terá esse valor como média de referência.

“A inflação estimada no Orçamento do Estado é de um por cento para 2014. Assim sendo, o ajustamento tarifário que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2014, que será autorizado por portaria a publicar muito brevemente, é de um por cento para os títulos das empresas de transporte”, explicou Sérgio Monteiro.

O aumento de um por cento nos bilhetes será “apenas o ajustamento à inflação estimada para 2014, em linha com o que [o Governo] fez a 1 de janeiro de 2013”, complementou o governante, evocando o aumento médio de 0,9 por cento registado a 1 de janeiro do ano em curso.

A situação é favorável quando comparada com os aumentos registados em 2012 (cinco por cento) e 2011 (4,5 por cento, determinado pelo Governo liderado por José Sócrates) e com o aumento extraordinário de agosto de 2011, quando o atual executivo subiu os preços em 15 por cento.

Essa medida foi justificada pela “situação financeira crítica” das empresas públicas de transporte, recordou Sérgio Monteiro: “pedimos o contributo dos utentes para a sustentabilidade das empresas de transportes, mas deixámos claro, em fevereiro de 2012, que não mais haveria qualquer aumento extraordinário e é isso que está a acontecer mais uma vez, mais um ano”.

Em destaque

Subir