Economia

Aumento de preços da produção industrial abranda para 1,2 por cento em janeiro

O Índice de Preços na Produção Industrial (IPPI) aumentou 1,2 por cento em janeiro, abrandando face ao crescimento de 2,7 por cento registado no mês anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O agrupamento de bens intermédios foi o que mais contribuiu para a variação do índice agregado, passando de uma subida de 3,7 por cento em dezembro para 2,4 por cento em janeiro.

O abrandamento mais intenso foi registado no agrupamento energia, cujo aumento passou de 6,3 por cento em dezembro para 1 por cento em janeiro.

Excluindo o agrupamento da energia, os preços na produção industrial aumentaram 1,3 por cento em janeiro, abaixo do aumento de 1,8 por cento no mês anterior.

Na secção das indústrias transformadoras, o índice registou um aumento homólogo de 1,1 por cento, abaixo do de 2,9 por cento em dezembro.

Em termos mensais, o índice de preços na produção industrial teve uma descida de 0,4 por cento em janeiro, contra um aumento de 1,1 por cento no período homólogo.

O agrupamento de energia caiu em termos mensais 1,3 por cento, contra um aumento de 3,8 por cento em igual mês de 2018.

A secção das indústrias transformadoras registou uma descida mensal de 1 por cento, contra um aumento de 0,7 por cento em janeiro do ano passado.

Em destaque

Subir