Tecnologia

Ataques a smartphones cresceram 614 por cento em 12 meses; Android ‘lidera’

galaxy s4 1galaxy s4 2 bigEmpresa analista norte-americana analisou as ocorrências ao longo de um ano e concluiu que estão a aumentar incrivelmente as tentativas de violação dos sistemas operativos dos aparelhos móveis. Android ‘lidera’ a lista.

Os aparelhos móveis como smartphones e tablets vieram para ficar. Exemplo disso são as vendas dos computadores pessoais, fixos e portáteis, que caem de mês para mês.

Concluindo, cada vez mais compramos aparelhos que cabem facilmente no bolso ou debaixo do braço.

A evolução da tecnologia é isto mesmo, mas com a chegada de uma nova ‘moda’ chegam inevitavelmente as coisas menos boas.

Um relatório da analista norte-americana Juniper, revelado esta semana, conclui que, em apenas um ano, de março de 2012 a março de 2013, o número de ciberataques a smartphones cresceu qualquer coisa como 614 por cento.

Os piratas informáticos tentam cada vez mais penetrar em sistemas operativos móveis, sobretudo no Android. O SO da Google lidera a lista de ciberataques, com 92 por cento. Seguem-se outros como iOS (iPhone), Windows Phone e Blackberry.

Isto não é razão logicamente para os utilizadores Android ficarem com medo. Na verdade, é o sistema operativo móvel mais comercializado, muito por ‘culpa’ da Samsung, maior vendedora deste tipo de aparelhos em todo o mundo, ou seja, parece lógico o porquê de ser o maior alvo de ciberataques.

O Android tem atualmente uma quota de mercado a rondar os 75 por cento, muito acima do iOS da Apple, com cerca de 15.

Em destaque

Subir