Nas Notícias

Associação Quercus entrega ‘medalha’ de ouro a 355 praias portuguesas

praia 1Mais praias portuguesas foram distinguidas pela Quercus, em 2013: 355 praias apresentam qualidade de ouro, pela elevada qualidade da água. Em comparação com o ano passado, há mais praias distinguidas, sendo que pela primeira vez uma praia do estuário do Tejo faz parte da lista.

Portugal conta, em 2013, com praias de “qualidade ouro”. A associação ambientalista Quercus entregou este ‘prémio’ a 355 praias, que apresentam elevada qualidade das águas, o que representa um aumento significativo, relativamente ao ano passado.

Para poder integrar a lista de praias de top, são necessários cinco anos consecutivos com águas de qualidade máxima, de acordo com a informação fornecida à Quercus pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Ontem, a Quercus divulgou a lista de praias com qualidade de ouro, sendo que a grande maioria das praias que estão classificadas pela Agência Portuguesa do Ambiente como zonas balneares (543), 355 merecem nota máxima da associação ambientalista.

Albufeira lidera, com mais praias classificadas como ouro, com 20 praias. Vila Nova de Gaia segue-se com 16 praias, mais uma do que Almada. Vila do Bispo, com 12 praias, Torres Vedras, com 11, e Grândola, com 10, seguem-se na lista de concelhos com mais praias bem classificadas.

Em comparação com o ano passado, há mais praias distinguidas, sendo que outro dado se destaca: pela primeira vez uma praia do estuário do Tejo faz parte da lista daquela associação ambientalista.

Também no interior se verifica mais qualidade das praias, com 20 classificadas com o ouro, com destaque para Macedo de Cavaleiros, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei como concelhos com mais praias neste nível: duas cada.

No extremo oposto estão, naturalmente, as praias de má qualidade. Deve evitar, se procura uma zona balnear com qualidade, as praias de Pontilhão da Valeta (Arcos de Valdevez) Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos), Agroal (Ourém) e São Roque (Machico, na Madeira).

Em destaque

Subir