Nas Notícias

Assaltam cozinha que alimenta os sem-abrigo

cozinha casa portoEm vésperas de Natal, a cozinha do CASA – Porto foi assaltada. Os voluntários da instituição tiveram de ir cozinhar as refeições desta noite para os sem-abrigo à GNR, que cedeu as instalações no quartel do Carmo.

A cozinha do CASA – Centro de Apoio ao Sem-Abrigo do Porto situa-se junto à Cordoaria, ao lado do antiga Cadeia da Relação, enquanto não terminam as obras do novo espaço.

Pois essa cozinha, “muito pequenina e com poucas condições, de equipamentos como de mobilidade”, foi hoje assaltada.

“A pequena cozinha que temos, assim como os seus equipamentos, foram uma grande conquista de todos os voluntários do CASA – Porto, que ao longo de muitos anos a cozinharem em suas casas finalmente conseguiram este espaço para guardar e preparar as refeições que diariamente damos a mais de 200 pessoas nas ruas do Porto. Infelizmente, esta nossa cozinha, que pouco tem, foi assaltada”, revelou a instituição, no Facebook.

“Ficámos surpreendidos com a eficácia deste assalto, pois desde os dois frágeis e velhos fogareiros até às panelas e panos velhos nos levaram”, acrescentaram os responsáveis.

Sem meios para preparar uma refeição quente para dar aos sem-abrigo do Porto nesta noite fria, o CASA – Porto recebeu uma prenda antecipada: a GNR abriu as portas do quartel do Carmo aos voluntários da associação.

“Resta-nos agradecer à GNR que, apesar de várias vezes nos encherem de alimentos bons e deliciosos, se prontificou a ceder-nos as instalações para que possamos cozinhar as refeições desta noite”, acrescentou a instituição.

Em vésperas de Natal, o CASA – Porto deixou uma mensagem solidária… aos ladrões: “Estamos aqui para ajudar e, por muito difícil que isso seja, não o vamos deixar de o fazer. Esperemos que o que nos levaram sirva para alimentar ou cuidar de alguém que realmente precisa”.

Até porque “o desalento que assombrou os voluntários do CASA – Porto nestas horas já foi substituído por um sorriso”.

Em destaque

Subir