Nas Notícias

As canções preferidas dos filhos, refere estudo, são as que mais irritam os pais

nivel_musical

Os pais são quem mais sofre com os gostos musicais dos filhos. Um estudo realizado nos EUA mostrou que as letras têm vindo a piorar e, quanto mais baixo é o nível de leitura, mais as crianças gostam e mais os pais sofrem com a contínua repetição das músicas.

As crianças gostam de músicas com letras simples, mas a tendência provoca dois problemas, sendo o mais conhecido o sofrimento dos pais, para os quais ouvir sempre a mesma música é uma tortura.

O ‘pior problema’, passe a expressão, é a queda na qualidade das letras. Um estudo realizado nos EUA mostrou que, na última década, o nível de leitura necessário para entender a letra é cada vez mais baixo.

Na investigação, realizada por uma equipa de cientistas melómanos, estiveram em análise os 225 temas que estiveram no topo das vendas nos EUA desde 2005.

O resultado mostrou que o nível lexical necessário, aferido através de testes normalizados, é cada vez mais baixo.

Em média, as canções mais vendidas correspondem a nível de leitura média de CE2, equivalente ao terceiro ano de escolaridade, ou seja, é letra é ‘destinada’ a uma criança de oito anos de idade.

Os resultados mostram também que o nível lexical médio tem vindo a cair progressivamente nos últimos dez anos.

A ‘country music’ é o estilo que mais combate este fenómeno, uma vez que apresenta letras mais elaboradas. ‘All about Tonight’, de Blake Shelton, foi mesmo o tema que obteve a classificação mais elevada.

Porém, as preferências dos filhos vão para o ‘rhythm & blues’ e para o hip hop, cujas letras são as que requerem um nível de leitura mais baixo.

Andrew Powell-Morse, o principal autor do estudo, salientou que estes estilos musicais ‘abusam’ de interjeições como ‘yeah’ e ‘oh’.

O investigador frisou ainda que a metodologia centrou-se no nível lexical, não abordando metáforas nem emoções expressas nas canções.

Como curiosidade, refira-se que a seguir a ‘All about Tonight’, um tema de 2010 que evoca festas com bebidas alcoólicas, no topo da ‘qualidade’ das letras surge ‘Dani California’, um tema dos Red Hot Chili Peppers que conta a vida de uma jovem norte-americana que se ‘perde’ na Califórnia.

Eminem é o artista de hip-hop cujas letras requerem um maior nível lexical, feito ‘partilhado’ com Mariah Carey na música pop.

Em destaque

Subir