Mundo

Ariel Sharon: Órgãos vitais estão “a falhar” e as hipóteses de melhorar “são muito baixas”

ariel sharonariel sharon bigAriel Sharon está em “perigo de vida”. O antigo primeiro-ministro israelita tem registado “um declínio gradual no funcionamento dos órgãos vitais”, segundo o hospital Tel Hashoner. “As possibilidades de recuperar são muito baixas”, acrescenta um antigo porta-voz.

Ariel Sharon, internado no hospital Tel Hashoner, está em “perigo de vida”. Em coma permanente desde um acidente vascular cerebral ocorrido a 4 de janeiro de 2006, quando ainda era o primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon tem “vários órgãos vitais a falhar”, como explicou o diretor do hospital.

“Nos últimos dias, temos assistido a um declínio gradual no funcionamento dos órgãos vitais, que são essenciais para a sua sobrevivência”, precisou Zeev Rotstein, citado pela rádio pública israelita. De acordo com o diretor do hospital, os acontecimentos das últimas horas deixaram Ariel Sharon “em perigo de vida”.

“O sentimento da equipa médica do hospital e da família de Ariel Sharon é que assistimos a uma degradação do estado de saúde, que é definido como crítico. Significa que está em perigo de vida”, completou Rotstein.

Raanan Guisin, o antigo porta-voz do então primeiro-ministro (hoje com 85 anos), admitiu à televisão por internet Ynet que “as possibilidades de ele se recuperar são muito baixas”.

Em coma desde há oito anos, Ariel Sharon foi submetido recentemente a uma intervenção cirúrgica e sofre de uma insuficiência renal. O político e herói de guerra tornou-se numa das figuras mais conhecidas de Israel quando liderou o Governo entre 2001 e 2006, tendo sido o primeiro-ministro que decidiu a retirada unilateral da Faixa de Gaza.

De acordo com a Euronews, a família estará a ser aconselhada pelos médicos a recusar terapias (como a diálise) e a adotar uma postura passiva.

Em destaque

Subir