Nas Notícias

Ar+Ca: Associações unem apoio aos animais e às famílias carenciadas do Porto

arca210arca1Duas associações do Porto uniram-se para minorar os impactos da crise junto dos animais de estimação. A Animais de Rua e a Casa visitaram algumas famílias, referenciadas pela Junta da Vitória, para saberem como cuidar das necessidades básicas dos animais que não possam ser suportadas pelos donos.

Algumas ruas da freguesia da Vitória, no Porto, foram hoje palco de uma ação que une duas associações com vocações diferentes: a Associação Animais de Rua – Esterilização e Protecção de Animais em Risco e a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo. A primeira dedica-se, desde 2005, a promover a proteção dos animais, apostando no controlo populacional de cães e gatos, através das campanhas CED (capturar, esterilizar e devolver); a segunda oferece apoio, alimentação e alojamento a centenas de pessoas em situação de carência.

Muitas dessas pessoas têm por companhia um ou mais animais e, estando em situação de carência, não conseguem satisfazer algumas das necessidades básicas dos animais. A parceria entre as duas associações, “Ar+Ca”, visa prestar apoio à satisfação dessas necessidades.

Hoje, acompanhados por elementos da Junta de Freguesia de Vitória, vários voluntários da Animais de Rua e da CASA visitaram cerca de 15 famílias, registando os potenciais casos de auxílio a prestar. São famílias já apoiadas pela CASA e que poderão aceder, através da Animais de Rua, a cuidados básicos de saúde veterinária, esterilizações e ainda ração.

É o caso da família F. R, que cuida de quatro cães e de sete gatos. Os voluntários visitaram a casa onde a família vive e que apresenta melhores condições do que as vividas por alguns utentes da CASA. É também aqui que vive o Kaiser, um cão que a dona adianta ter 25 anos de vida. Embora na fotografia apareça deitado, o Kaiser ainda consegue andar, apesar de cego e aparentar ter uma hérnia na coluna: será um dos casos prioritários a tratar no âmbito da nova parceria.

Ainda antes da primeira ronda pela freguesia da Vitória, as duas associações referiram ter o objetivo de “levar a parceria Ar+Ca do norte ao sul de Portugal”, apelando à generosidade: “com o desejo de chegar a todas as pessoas que precisam do nosso apoio, apelamos à solidariedade dos portugueses para que contribuam para esta causa que protege em simultâneo humanos e animais”.

arca2

Em destaque

Subir