Tecnologia

Aquaris X5 e Aquaris M10, duas das muitas novidades da BQ

novidades_bq_aquaris

Coincidindo com o seu quinto aniversário, a empresa tecnológica BQ celebrou hoje a primeira edição do BQ Open Day, um evento aberto ao público com a tecnologia como protagonista. Ao longo deste dia, a empresa organizou conferências, mesas redondas e workshops e apresentou as novidades que ampliam o seu portfólio de smartphones, tablets, impressoras 3D e robótica educativa, assim como, o seu primeiro projeto de Internet of Things.

Durante o evento, a BQ transmitiu os seus principais valores, posicionando a educação como chave fundamental no desenvolvimento de uma nova sociedade na qual a tecnologia seja um meio e não um fim. Esta aposta pela cocriação e pela educação foi o eixo central dos workshops e conferências que organizou.

Aquaris X5: o metal como protagonista. A BQ utilizou, pela primeira vez, o metal num dos seus dispositivos. O alumínio com dupla anodizagem permitiu ampliar a gama de cores, para além de oferecer uma grande resistência a riscos.

As curvas laterais reforçam o brilho do metal e oferecem maior ergonomia. No processo de fabrico, recorreu-se a técnicas pioneiras que permitem aderir o metal ao policarbonato sem qualquer elemento adicional, obtendo assim um design metálico compacto e uma textura suave.

Os principais desafios foram introduzir uma bateria LiPo 2900 mAh num dispositivo tão fino (apenas 7,5 mm), mas também a integração dos cartões nano-SIM dentro de um mesmo tabuleiro para otimizar o espaço dos componentes ou da ranhura micro-SD.

O Aquaris X5 estará disponível na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados em novembro, a partir de 249,90 euros.

Durante o BQ Open Day, a empresa anunciou uma garantia comercial de 5 anos, para os seus novos smartphones e, com caráter retroativo, para a gama Aquaris M. Atualmente não existe ainda nenhuma oferta semelhante no setor dos dispositivos multimédia.

Aquaris M10: o primeiro tablet europeu com Dolby Atmos. A BQ também apresentou hoje o Aquaris M10, um tablet leve e compacto, cujas principais características são a autonomia e o equilíbrio entre estética e funcionalidade. O Aquaris M10 é o primeiro tablet europeu com Dolby Atmos, uma tecnologia que propaga o som com precisão até qualquer ponto do espaço tridimensional, oferecendo assim uma imersão total do utilizador.

O Aquaris M10 estará disponível na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados em novembro, a partir de 249,90 euros.

Halu, o primeiro projeto de Internet of Things da BQ. O Halu é um foco inteligente concebido, desenvolvido e montado em Espanha. O seu design inovador é composto por um disco difusor em metacrilato ótico que mistura as cores de forma uniforme, sem criar sombras de luz e melhorando a passagem da mesma, e uma base em alumínio AL6082-T6. A intensidade e a cor da luz são controladas através de uma app a partir de um smartphone, tablet ou de um computador. Esta aplicação é de tecnologia aberta: os programadores poderão trabalhar sobre o seu API, podendo desenvolver novas opções e formas de interagir com o Halu.

Zowi, o robot educativo. O Zowi é um brinquedo educativo que as crianças poderão programar superando diferentes níveis de complexidade, controlar a partir de uma app, desmontar e voltar a montar. Além disso, poderão criar os seus próprios projetos e partilhá-los com outras crianças. Este simpático robot reflete claramente o que deve ser a educação tecnológica: transparente, aberta e divertida.

O Zowi estará disponível na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados a partir de novembro, por 99,90 euros.

As novas impressoras 3D da BQ: Witbox 2 e Hephestos 2. O objetivo da BQ é contribuir para o progresso da impressão 3D juntamente com a comunidade, razão pela qual tanto o hardware como o software das suas novas impressoras é 100 por cento Open Source.

A Witbox 2 e a Hephestos 2 são impressoras 3D para o mercado doméstico. Enquanto a primeira está mais focada para uma utilização profissional, a Hephestos 2 tem uma perspetiva educativa, visto que é o utilizador quem efetua a montagem. Ambas apresentam melhorias de software como, por exemplo, uma nova interface de utilizador com um LCD gráfico que a torna mais intuitiva, e com melhorias de hardware: novo extrusor, eletrónica e sistema de autonivelamento. Totalmente desenvolvido pela BQ.

A Witbox 2 e a Hephestos 2 estarão disponíveis na loja online da BQ e em pontos de venda autorizados a partir de novembro.

BQ em Inovação. Para os mais curiosos, a BQ abriu as portas do seu Departamento de Inovação, mostrando alguns dos projetos nos quais está a trabalhar. Entre outros, uma prótese impressa em 3D com sensores biométricos que convertem os sinais nervosos em movimento articulado da prótese.

 

Em destaque

Subir