Nas Notícias

Aprovação de medicamento da Bial: PJ investiga Infarmed por suspeita de “tolerância especial”

medicamentoMinistério Público e Polícia Judiciária desenvolveram diligências no Infarmed, investigação que surge após uma queixa de alegado favorecimento à BIAL, na aprovação de um medicamento. A revelação foi feita por Jorge Torgal, presidente do Infarmed.

A sede da autoridade do medicamento foi alvo de diligências por parte de investigadores da Polícia Judiciária (PJ) e de elementos do Ministério Público (MP), que hoje estiveram nas instalações do Infarmed a avaliar um alegado favorecimento à Bial, no processo de aprovação de um medicamento.

O presidente do Infarmed, Jorge Torgal, que participou hoje numa Comissão Parlamentar de Saúde, que decorreu na Assembleia, referiu que a PJ e o MP estiveram na sede da autoridade do medicamento na manhã de hoje.

Em declarações aos jornalistas, Torgal confirmou a presença de inspetores, mas não adiantou se se tratava de uma busca ou de qualquer outro tipo de diligência.

Sobre o Infarmed recaem acusações de alegado favorecimento do medicamento português fabricado pela Bial. Em causa está uma alegada “tolerância especial” na aprovação do antiepilético Zebenix, da Bial, que mereceu aprovação e foi colocado no mercado.

Estas diligências das autoridades surgem na sequência de uma queixa apresentada na Procuradoria-Geral da República. “A Polícia Judiciária o Ministério Público estiveram lá”, confirmou o presidente do Infarmed.

Jorge Torgal esteve nesta comissão parlamentar, nesta quarta-feira, para abordar as quebras de medicamentos em algumas farmácias, sendo que não acompanhou as investigações das autoridades.

Em destaque

Subir