Tecnologia

Telemóvel que mede níveis de radiação colocado à venda no Japão

japao_bandeiraChega no verão e promete ajudar a vida aos japoneses, principalmente aqueles que vivem perto de Fukushima. A cada dois minutos, aparelho fornece no ecrã o nível de radiação presente na atmosfera.

É criado por uma empresa japonesa e está já em produção naquele país. Trata-se de um telemóvel que fornece informações acerca do nível de radiação presente na atmosfera. Contudo, há ainda o risco de contaminação em outros elementos, visto que o dispositivo não faz qualquer leitura em líquidos, por exemplo.

A ideia partiu da Softbank Corporation, por motivos óbvios. Recorde-se que a 11 de março de 2011 o Japão sofreu uma das maiores catástrofes da história. Um sismo de magnitude 8.9 e um tsunami provocaram mais de 25 mil mortos, e ainda danos graves na central nuclear de Fukushima.

Passado mais de um ano desde a tragédia, esta empresa japonesa pretende ajudar habitantes de regiões próximas da central.

Masayohsi Son, Diretor Executivo da companhia, sublinha a importância do aparelho, que vai estar disponível para todos, fornecendo informações vitais praticamente em tempo real.

Ao que tudo indica, o smartphone vai estar disponível nas lojas no verão. Os preços de venda ainda não são conhecidos.

Em destaque

Subir