Tecnologia

Apple lançou o iPhone SE. Mais pequeno, mas não menos potente que o 6S

iphone_6s_aple_apresentaçao

Os rumores sobre a possibilidade de a Apple apresentar um iPhone de menores dimensões foi hoje desfeito. A marca de Cupertino apresentou hoje, oficialmente, o iPhone SE, de apenas 4 polegadas.

Este smartphone, e segundo declarações de Greg Joswiak, um executivo da Apple, vai de encontro ao feedback dos utilizadores que pediram à marca para não abandonar a produção de telefones mais pequenos.

Isso mesmo indica os números da Apple. A marca vendeu, só no ano passado, 30 milhões de dispositivos de 4 polegadas, o que indica que nem todos os utilizadores preferem smartphones com ecrãs de grandes dimensões.

O iPhone SE (Special Edition) vem equipado com um SoC A9 de 64bits e o Co-processador M9. Tem uma câmara de 12 megapixel com suporte à gravação em 4K e suportará o iOS 9.3, versão que deverá ficar disponível a partir de hoje.

Este dipositivo vai diferenciar-se dos restantes da Apple, não só pelo seu tamanho, mas também pelo seu preço. Este será o iPhone mais barato de sempre. A versão de 16GB custará 399 dólares, e a de 32GB 499 dólares, respetivamente.

Em termos de conversão direta, estes dispositivos custariam em Portugal algo como 345 euros a versão de 16GB e 443 euros a versão de 32GB, embora os preços praticados nos EUA não possam ser levados em conta, uma vez que diferem quase sempre dos preços praticados pela Apple na Europa.

O novo iPhone de 4 polegadas deverá estar disponível no mercado nacional até final de maio, tendo um preço que deverá rondar os 500 euros. Apesar disso, este será o iPhone mais barato de sempre, batendo mesmo o iPhone 5C.

Em destaque

Subir