Tecnologia

Apple: iPhone 5 apresentado em São Francisco (características e preços)

iphone5 2Depois de meses de especulação, a marca da maçã deu ontem a conhecer ao mundo a quinta versão do smartphone mais famoso do planeta. A Portugal, chega dia 28 de setembro.

Está apresentado o novo iPhone 5. Esta quarta-feira, no Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, um local onde a Apple já havia no passado apresentado vários aparelhos, casos do iPad 1 e 2, a marca da maçã desvendou finalmente todos os mistérios.

Na verdade, alguns rumores que tinham sido avançados por imprensa especializada acabam por se confirmar, caso do conector de alimentação, do peso e da espessura, a menor de sempre. Vamos então às principais novidades.

Peso e espessura
O iPhone 5 é o smartphone mais leve alguma vez produzido pela Apple. Pesa menos 20 por cento que o seu irmão mais novo (4S), ou seja, 112 gramas. Também na espessura está uma das principais novidades. Esta nova versão mede 7,6 milímetros, menos 18 por cento que o modelo anterior.

Ecrã e processador
O novo iPhone vem equipado com um processador A6, capaz de oferecer o dobro da rapidez do 4S. Além disso, este componente é bastante mais pequeno. Nesta parte, a Apple conseguiu reduzir o seu tamanho em mais de 20 por cento. Durante a apresentação, a empresa norte-americana afirmou ainda que, a nível de grafismo, as diferenças na rapidez vão ser também bem notórias.

Quanto ao ecrã, o novo iPhone 5 está equipado com um de quatro polegadas, em 16:9, ao contrário do 4S, que possuía imagens 4:3. A resolução é a mesma que o antecessor, 1136×640 pixéis.

Câmaras
Uma das principais novidades. Embora se mantenha com uma câmara de 8 megapixéis, será possível chegar aos 28, com a utilização de um modo panorâmico, fotografando várias imagens sequencialmente e juntando-as depois.

Conectividade
O iPhone 5 vai ter suporte para LTE, a rede 4G, que permite chegar a velocidades de 100 Mbps. Esta funcionalidade estará disponível em países como os Estados Unidos e o Canadá. Em Portugal, não se sabe ainda se o novo smartphone da Apple terá suporte a esta nova geração da rede.

Energia
O novo iPhone 5 vem equipado com um conector bastante mais pequeno que os habituais. No entanto, a empresa norte-americana já garantiu que vai lançar um adaptador para que os antigos conectores de energia possam ser usados.

Memória e preço
À semelhança do 4S, o iPhone 5 será comercializado com três memórias diferentes, 16, 32 e 64GB. Aqui é que os preços diferem. A versão de 16GB será vendida nos Estados Unidos a 199 dólares, a de 32 a 299 e a de 64 a 399 dólares. Para Portugal, os preços ainda não são conhecidos.

Datas de lançamento
O novo iPhone 5 chega às lojas norte-americanas a 21 de setembro. Sete dias depois, dia 28 de setembro, é colocado à venda em Portugal.

Veja algumas imagens da apresentação desta quarta-feira, em São Francisco:
{gallery}imagens/galerias/iphone5_1{/gallery}

Em destaque

Subir