Tecnologia

Apple fortemente criticada pelo serviço de mapas do novo iOS 6

apple 1Empresa norte-americana acabou com o Google Maps no iPhone, iPod Touch e iPad, mas nova experiência com plataforma própria não está a correr da melhor forma.

Já está disponível o novo iOS 6. O sistema operativo da Apple vem instalado no novo iPhone 5 mas pode também ser descarregado, de forma gratuita, pelos utilizadores dos modelos antecessores.

Embora hajam vários analistas em tecnologia que realçam novidades interessantes, a verdade é que outros tantos não consideram realmente o iOS 6 um progresso, bem pelo contrário. As queixas são várias. Uma delas é a desaparecimento da aplicação YouTube pré-instalada. O serviço da Google deixa de ter destaque no iPhone, por exemplo. Caso o pretenda, o utilizador tem mesmo de descarregar outra aplicação.

Na verdade, este parece no entanto ser dos problemas menos importantes. A maioria das críticas vai para o novo serviço de mapas da Apple, que desativou o Google Maps e que aposta agora numa plataforma de localização própria. Contudo, esta mudança parece estar muito longe de satisfazer os utilizadores do novo iOS 6.

Os problemas começam logo nos trajetos, com inúmeros pontos importantes que, neste novo sistema de mapas, simplesmente não existem. Há ainda relatos de má classificação de edifícios ou monumentos, que aparecem como sendo praças, ou simples estações. Vários analistas realçam no entanto que tudo pode depender da habituação que os utilizadores já tinham com o sistema antigo. Referem ainda que Apple está ainda muito ‘verde’ neste campo.

Concluindo, parece mais fácil que se perca com os mapas da Apple no seu iPhone ou iPad do que se optar pelo velho formato em papel desdobrado em cima do capô do seu carro.

O novo iOS já está disponível para download na App Store, para quem tenha modelos mais antigos do iPhone. Quanto ao novo iPhone 5, que começou a ser vendido hoje nos Estados Unidos, o mesmo já incorpora o novo sistema operativo da marca da maçã.

Em destaque

Subir