A gigante Apple voltou a vencer a rival Samsung nos tribunais. Em causa, o costume, violação de patentes. Com esta nova sentença, sul-coreana já pagou 890 milhões de dólares de indemnizações à marca da maçã.
A Apple voltou esta quarta-feira a vencer a Samsung nos tribunais na já famosa guerra das patentes. Na Califórnia, o juiz encarregue do caso condenou a gigante sul-coreana a indemnizar a norte-americana em mais 290 milhões de dólares devido a violação de propriedade intelectual.
Em causa estão violações de patentes de várias funcionalidades do iPhone e do iPad.
Recorde-se que o ano passado, em agosto, a Samsung foi obrigada a indemnizar a concorrente em quase mil milhões de dólares. Contudo, o juiz responsável pelo caso acabaria por retirar cerca de 450 milhões à pena.
No entanto, ficou marcado um novo julgamento para esta altura, que termina com nova condenação à Samsung, que agora paga mais 290 milhões.
Feitas as contas, no total deste processo, a Samsung gasta 890 milhões de dólares de indemnizações à Apple.
São inequivocamente números incríveis, certo é que a marca da maça queria mais. A empresa defendia em tribunal que tinha direito a mais dinheiro de indemnização. A razão referida foi que, além das patentes do iPhone e do iPad que a Samsung estava a violar, a marca sul-coreana também ganhava terreno nas vendas, ou seja, os consumidores compravam aparelhos Samsung em vez de Apple, prejudicando em muitos milhões as vendas da norte-americana.
Apple e Samsung detêm atualmente 44 por cento da cota de mercado de smartphones. A sul-coreana lidera a nível mundial, sendo a empresa que mais telemóveis vende, com 31 por cento de cota, em relação aos 13 da Apple.