Mundo

Aos 86 anos de idade este agricultor italiano fala 100 línguas

É considerado um dos mais curiosos intelectuais de Itália e um caso único no mundo. Aos 86 anos, é agricultor e conhece 100 línguas diferentes, com especial carinho pelos idiomas da Ásia Central.

Riccardo Bertani já publicou centenas de volumes, entre os quais dicionários, traduções e ensaios linguísticos, onde compara línguas e culturas do mundo.

Segundo a ABC espanhola, Riccardo levanta-se, há mais de 70 anos, às duas da madrugada, permanecendo em silêncio no seu escritório até às 9h00, na pacata aldeia de Caprara, situada no norte de Itália. Após isto, dedica-se ao campo durante umas horas.

Atualmente, levanta-se às 5h00 para ler, escrever e contemplar o nascer do sol. Oriundo de uma família de camponeses, Riccardo cresceu num ambiente familiar com estímulos culturais diversificados. O seu pai era comunista, pelo que leu muitos livros em russo, tendo aprendido a língua rapidamente.

Desde cedo que se apercebeu que o seu futuro estaria nas línguas. Aprendeu, sozinho, diversos idiomas, alguns dos quais esquecidos pelo tempo, como os de povos da Mongólia e tribos da Sibéria.

No entanto, Riccardo nunca visitou nenhum dos países que tem estudado. Apenas visitou algumas associações culturais e universidades para apresentar os seus livros. “As minhas pernas já não me deixam sair de casa”, lamentou, afirmando que a sua inspiração vem do grande maestro Tolstoi.

“Na ética de coisas simples, cada um vale pelo que é, não pelo que tem”, acrescentou Riccardo.

Em destaque

Subir