Motores

Andreas Mikkelsen vence na despedida da Volkswagen do WRC

andreasmikkelsenaustralia6

Andreas Mikkelsen pode ter tremido na liderança do Rali da Austrália, na sequência de problemas com os pedais do seu Polo R WRC, mas conseguiu segurar a liderança e vencer a prova, que marcou a despedida da Volkswagen do campeonato do mundo de ralis.

No curto último dia da prova australiana o norueguês deu a ‘resposta’ para quem julgava que seria ‘presa’ fácil para o seu companheiro de equipa e campeão do mundo Sebastien Ogier.

Os dois segundos de vantagem que Mikkelsen possuía à partida para esta derradeira jornada foram transformados em cerca de 20, tanto mais que Ogier fez um pião na 20.ª especial.

Andreas tinha dito na véspera que não queria vencer com um favor de Ogier para garantir o segundo lugar do campeonato face a Thierry Neuville, mas sim por mérito próprio. E se assim o pensou melhor o fez, sendo o último piloto a vencer pela Volkswagen no WRC.

“Foi um final perfeito da temporada. Tínhamos desafiado o tetracampeão mundo e batêmo-lo de forma justa nas mesmas condições de estrada. É pena ver a equipa acabar e o carro terminar a sua carreira. Vou ter saudades de ambos”, afirmou o norueguês no final visivelmente emocionado.

Sebastien Ogier venceu a Power Stage, mas já nada pôde quanto à vitória de Andreas Mikkelsen, conseguindo apenas reduzir a diferença entre ambos.

haydenpaddonaustralia3

Já Hayden Paddon não evitou um toque numa berma tenha danificado o pneu traseiro esquerdo do seu Hyundai e o tenha deixado mais longe dos dois homens da frente e o tenha feito descer para quinto, promovendo Thierry Neuville ao último lugar do pódio.

O neozelandês ainda conseguiria recuperar a quarta posição e terminar à frente do seu também companheiro de equipa Dani Sordo, ainda que por uma margem de apenas 1,6 segundos, sendo segundo na Power Stage, impedindo assim Neuville de somar os dois pontos correspondentes.

De referir que o ‘forcing’ de Jari-Matti Latavala, depois do imenso atraso sofrido no primeiro dia, deu resultado, pois o finlandês conseguiu terminar no nono lugar e assim marcar dois pontos na sua despedida da Volkswagen.

thierryneuvilleaustralia3

Classificação
1.º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaegger (Volkswagen) 2h46m05,7s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 14,9s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m12,6s
4.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m26,7s
5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m28,3s
6.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 1m41,5s
7. 8.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 3m04,3s
8.º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Skoda) + 7m32,3s
9.º Jari.Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 7m56,9s
10.º Lorenzo Bertelli/Stefano Scattolin (Ford) + 8m00,1s

Em destaque

Subir