Nas Notícias

António Costa vai estar no Clube dos Pensadores a 30 de março

Antonio costa cdp 1Antonio CostaA presença de António Costa no Clube dos Pensadores acaba de ser confirmada por Joaquim Jorge, fundador do clube. O secretário-geral do PS marca presença no espaço de debate no dia 30 de março, às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.

O 90.º debate do Clube dos Pensadores terá como convidado de honra António Costa, secretário-geral do PS. Dias depois de receber o antigo ministro Miguel Cadilhe, o clube acolhe um candidato socialista a primeiro-ministro, que lidera as sondagens para as eleições legislativas. Estará também presente Orlando Gaspar, histórico socialista.

Depois de uma tentativa gorada (António Costa fora convidado quando o secretário-geral do PS ainda não exercia este cargo), Joaquim Jorge garante a presença de uma personalidade que tem sido acusada de ‘esconder o jogo’ e de não apresentar as suas soluções governativas.

E por isso este debate ganha interesse acrescido. Ouvir António Costa num fórum de debate da sociedade civil e não num local organizado pelo partido pode ser o melhor modo de tomar conhecimento das ideias que defende para o país, caso seja eleito primeiro-ministro.

“Será uma oportunidade de fazer António Costa explanar algumas das suas ideias, dissipar dúvidas e explicar algumas das suas propostas para um futuro programa de Governo, para as eleições legislativas de setembro”, resume Joaquim Jorge, em declarações ao PT Jornal.

Registe-se uma curiosidade: antes de ser eleito primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho esteve num debate promovido pelo Clube dos Pensadores.

“Fez várias propostas para um futuro programa de Governo e, infelizmente, muitas delas não cumpriu”, realça o fundador do clube.

António Costa tem proposto algumas medidas: reposição na íntegra dos salários da função pública, repor o IVA na restauração nos 13 por cento, repor cláusula de salvaguarda do IMI, retomar o programa Simplex, rever o mapa judiciário, entregar mais competências às autarquias, valorizar o interior, apostar nas energias renováveis, entre outras.

São medidas que têm um custo para as contas públicas. Como vai conseguir cumprir metas de défice – com as quais o País se comprometeu – sabendo-se que irá aumentar a despesa, com estas medidas que propõe? Esta e outras questões terão resposta.

“Os portugueses já não passam cheques em branco. Querem conhecer as propostas dos diversos partidos, especialmente do maior partido da oposição . O problema é as promessas, e depois, o seu cumprimento. É preciso saber, se o que se propõe é exequível”, realça Joaquim Jorge.

António Costa tem gerido o ‘dossier José Sócrates’, entregando o caso à Justiça e evitando considerações. Mas ficaram questões por colocar ao secretário-geral do PS.

Em recentes sondagens, o PS mantém-se muito próximo do PSD, apesar das ligeiras subidas após os casos que envolveram as dívidas à Segurança Social (entretanto pagas) do primeiro-ministro e da polémica com a lista de contribuintes VIP.

Porém, Costa não conseguiu ainda (segundo as sondagens) aproximar-se da iminência de uma maioria. Essa foi a razão pela qual confrontou António José Seguro e provocou eleições intercalares. O que tem a dizer António Costa sobre a realidade do PS?

Estas e outras respostas serão dadas no Clube dos Pensadores, no dia 30 de março.

O clube fundado por Joaquim Jorge, em 2015, já recebeu o cientista Sobrinho Simões, Rui Rio e Miguel Cadilhe. António Costa aumenta a lista de figuras proeminentes em cada uma das suas áreas.

Em destaque

Subir