Tecnologia

Android vulnerável: Investigadores conseguem invadir smartphones e tablets facilmente

AndroidAndroidFalha está relacionada com uma vulnerabilidade nas aplicações, que poderá permitir a qualquer utilizador mal intencionado o controlo total do aparelho. Google ainda não abordou o caso, mas pressão deverá obrigar gigante norte-americana a tomar medidas urgentes.

Depois de um caso recente de vulnerabilidade a envolver o sistema iOS da Apple, agora é a vez do Android da Google estar nas bocas do mundo devido a um problema idêntico.

Segundo responsáveis da Bluebox Security, uma empresa norte-americana especializada em segurança eletrónica, praticamente todos os dispositivos Android estão vulneráveis, pelo menos desde a versão 1.6, segundo relata o Sapo Tek. A equipa fala mesmo em 99 por cento.

Esta vulnerabilidade está relacionada com as aplicações que são criadas para o sistema operativo da Google.

Os investigadores conseguem modificar o código do pacote de instalação de uma app, sem que o sistema de codificação do Android o detete. Dessa forma, o sistema ‘entende’ que a aplicação é segura e abre a porta. A partir daí, uma mente mal intencionada pode basicamente controlar aquilo que queira.

Os responsáveis da Bluebox adiantam mesmo que é possível aceder a tudo, desde contactos, e-mails, mensagens, passwords, entre outros dados.

Quanto à resolução para tratar tudo isto, a Bluebox é clara, a responsabilidade está do lado da Google e das empresas que criam aplicações para o Android.

A gigante norte-americana ainda não teceu qualquer comentário sobre este caso.

Em destaque

Subir