Nas Notícias

Amputadas as pernas ao primeiro homem que recebeu transplante inédito no mundo

pedro cavadas medico1pedro cavadas medicoPaciente alvo de uma intervenção pioneira, ao ter transplantadas as duas pernas numa cirurgia inédita, em 2011, teve agora de amputar os membros inferiores, por razões que não se prendem com o transplante. A cirurgia ocorreu no Hospital Público La Fe, em Espanha, em virtude de “complicações” que o paciente apresenta, relacionadas com uma doença de que padece.

É um golpe profundo na recuperação do primeiro homem a receber um duplo transplante de pernas, há dois anos, numa cirurgia inédita e bem sucedida.

No entanto, nesta terça-feira, o Hospital Público La Fe, em Espanha, onde este homem tinha sido transplantado em julho em 2011, emitiu um comunicado onde informa de que o paciente teve de amputar as duas pernas, em resultado de complicações que decorrem de uma doença de que padece.

Segundo o comunicado do hospital, citado pela AFP, esta amputação foi sequência de “uma doença que não está relacionada com o transplante” realizado há quase dois anos pelo cirurgião espanhol Pedro Cavadas.

“Para receber o tratamento adequado, ele precisou parar de tomar o tratamento imunossupressor após o transplante, já que esses medicamentos dificultam o processo de recuperação. Nesses casos, o protocolo estabelece que, se o órgão transplantado não é um órgão vital, deve ser removido do paciente, de modo que ele possa receber um tratamento para a doença que parece ser a mais grave e urgente”, informa o Hospital Público La Fe.

Não é ainda conhecido o estado do paciente, uma vez que o hospital apenas esclareceu detalhes sobre a necessidade da cirurgia. Segundo alguns órgãos de informação, o hospital terá impedido a divulgação de mais informações sobre o estado de saúde do homem que há dois anos foi alvo de uma histórica intervenção: um transplante das duas pernas.

Não se conhece a identidade do paciente, que nunca foi revelada. Sabe-se apenas de que foi vítima de um acidente de viação, que provocou ferimentos graves, responsáveis pela amputação das duas pernas, um pouco acima do joelho.

O cirurgião Pedro Cavadas não é, no entanto, pioneiro em cirurgias do género, já que em 2008 tinha feito igual procedimento médico nos braços de outro paciente. Foi o primeiro transplante duplo de braços em Espanha, três anos antes do primeiro transplante de pernas. Em 2009, Cavadas fez o primeiro transplante de rosto no país vizinho.

Em destaque

Subir