Nas Notícias

Amanhã não há chicotadas: Badawi ainda não recuperou a saúde

raif badawi Todas as sextas, Raif Badawi tem de receber 50 chicotadas. O problema que este saudita, condenado por críticas ao regime no blogue, não tem saúde para a ‘sessão’ de amanhã, uma vez que ainda não recuperou da primeira flagelação, na passada sexta-feira.

O saudita Raif Badawi foi condenado a mil chicotadas, ao ritmo de 50 por semana (ao meio-dia de cada sexta-feira), mas não pode cumprir a condenação amanhã por ordem dos médicos.

Examinado no hospital Rei Fahd, em Jeddah, o condenado apresentou uma saúde debilitada, sobretudo porque na passada sexta-feira apanhou 50 chicotadas, quando começou a cumprir a pena.

O autor do blogue ‘Rede Liberal Saudita’ foi analisado por oito médicos, cujo parecer foi decisivo para o adiamento (temporário) da flagelação prevista para amanhã.

A Amnistia Internacional (AI), através de Said Boumedouha, criticou o regime da Arábia Saudita por anunciar o adiamento da pena em vez de a cancelar.

“Em vez de continuar a atormentar Raif Badawi, alongando o seu calvário com avaliações médicas repetidas, as autoridades devem anunciar publicamente o fim da sua flagelação e soltá-lo imediata e incondicionalmente”, afirmou o diretor adjunto da AI para o Médio Oriente e Norte de África.

A petição promovida pela AI em nome da libertação imediata e incondicional de Raif Badawi já ultrapassou as 750 mil assinaturas, com Portugal a contribuir com mais de 15 mil nomes.

Em destaque

Subir