Nas Notícias

Amamentar faz muito bem à saúde… da mãe

Amamentar proporciona um vínculo entre mãe e bebé, o que traz benefícios para a saúde das mães. Já se conheciam as vantagens do aleitamento para os bebés, destaca-se agora o lado materno.

É o alimento mais completo para um recém-nascido: o leite materno. Previne doenças do bebé e aumenta os laços afetivos com a sua progenitora.

Mas não é só o bebé que retira vantagens do ato de amamentar. Também as mães ficam a ganhar com essa dádiva da natureza. O vínculo afetivo com os filhos fica reforçado e dura para toda a vida.

Quando amamenta, a mãe perde mais facilmente o peso que ganhou durante a gravidez, segundo aquela pediatra. Há ainda uma perda de calorias adicional proporcionada pelo facto de a mães estar em processo de produção de leite.

A felicidade ao amamentar é comum a todas as mães, sentimento que resulta da libertação de da serotonina, o hormónio responsável pela sensação de prazer. E é por isso que as mães que amamentam relatam esse bem-estar.

Segundo explica a pediatra Ana Maria Lobo, além de permitir eliminar problemas como o baixo peso do nascituro, a amamentação reforça as defesas dos bebés e garantem um contacto pele com pele entre mãe e filho, muito importante para a ligação sentimental.

As mães veem reduzidas as probabilidades de desenvolverem a chamada “síndrome metabólica”, associada ao peso excessivo, diabetes, tensão arterial, níveis altos de colesterol e triglicerídeos.

Quando amamenta, a mãe perde mais facilmente o peso que ganhou durante a gravidez, segundo aquela pediatra. Há ainda uma perda de calorias adicional proporcionada pelo facto de a mães estar em processo de produção de leite.

Há ainda benefícios no que diz respeito aos riscos de depressão pós-parto, que atingem cerca de 10 por cento das mulheres deram à luz.

Por outro lado, esse vínculo reforçado permite aumentar o período de amamentação e concede maior confiança dos pais nos cuidados dados aos filhos.

Recorde-se que a Organização Mundial da Saúde aconselha o aleitamento materno até aos seis meses de vida do bebé, em exclusivo, se possível.

E também quando possível, a amamentação deve prosseguir até aos 2 anos de vida. O leite materno contribui reforçar o sistema imunológico do bebé, protegendo-o para potenciais problemas de obesidade, eventuais linfomas, diabetes, ou doenças cardiovasculares.

Em destaque

Subir