Nas Notícias

Alzheimer. Não é só a perda de memória que indicia esta demência

alzheimer1De acordo com um estudo, problemas como depressão ou ansiedade podem ser os primeiros sintomas de Alzheimer. E surgem sempre muito antes da perda de memória. Esta pesquisa, da autoria de investigadores da Universidade de Washington, chega mais longe do que estudos anteriores.

Por norma, os problemas de memória são aqueles que suscitam maiores dúvidas sobre a possibilidade de sofrer de Alzheimer.

Porém, há outros distúrbios ou alterações comportamentais comuns, como a depressão e a ansiedade, que podem significar a presença da doença em estado precoce.

Um estudo da Universidade de Washington – publicado na revista científica Neurology, da Academia Americana de Neurologia – chega mais além na perceção de Alzheimer.

“Pesquisas anteriores já tinham demonstrado que cerca de 90 por cento das pessoas com Alzheimer apresentaram sintomas comportamentais e psicológicos, como depressão, ansiedade e agitação. Este nosso estudo prova que esses sintomas podem chegar antes da perda de memória”, realça Catherine Roe, investigadora da Universidade de Washington.

O estudo consistiu no acompanhamento de 2416 pessoas com pelo menos 50 anos e sem qualquer tipo de nenhum doença do foro cognitivo. Dessas, 1198 não apresentaram problemas. Os investigadores fizeram posteriormente uma comparação com informações relativas a 1218 doentes com Alzheimer.

As pessoas que desenvolveram esta demência durante a realização do estudo apresentaram antes outros sintomas muito mais cedo do que as pessoas que nunca vieram a sofrer Alzheimer. Entre esses sintomas estão a apatia, irritabilidade, mudanças no apetite e a depressão.

Em destaque

Subir