Motores

Álvaro Parente sobe ao pódio em Mosport

Álvaro Parente começou da melhor maneira o fim de semana do Blancpain GT World Challenge America no Circuito de Mosport, no Canadá, ao subir ao pódio na primeira corrida.

O piloto português, que mais uma vez volta a dividiu o Bentley Continental GT3 # 9 da K-PAX Racing com Andy Soucek, assegurou apenas o sexto lugar da grelha de partida, o que teoricamente colocava a dupla numa posição difícil, uma vez que ultrapassar não é fácil no Canadian Tire Motorsport Park

Mas o piloto espanhol, que fez o começo da corrida, tratou desde cedo de mitigar a diferença para os concorrentes da frente, pressionando de imediato o adversário imediatamente à sua frente. Na impossibilidade da ultrapassagem a equipa alterou a estratégia, chamando o Bentley # 9 às boxes quando abriu a ‘janela’ de ‘pit-stops’.

Quando Álvaro Parente foi para a pista já estava no quinto posto, devido a um problema de um piloto à sua frente. A estratégia permitiu depois que o português ganhasse mais uma posição, começando a pressionar o adversário que seguia à sua frente. Uma paragem nas boxes de um dos pilotos à sua frente deixou-o à sua mercê, e Álvaro não se fez rogado e consumou uma ultrapassagem nos limites. Isso permitiu-lhe chegar ao terceiro lugar.

Mas o piloto do Porto não estava satisfeito e forçou o andamento, acabando por alcançar o segundo classificado, que tudo fez para não perder posição para o Bentley # 9, com Parente a conseguir ter sucesso quando o seu adversário ‘abriu ligeiramente a porta’, acabando por cortar a meta logo atrás do vencedor.

“Foi um grande resultado. A equipa trabalhou bem estrategicamente e o Andy esteve muito rápido, pressionando sempre o carro que tinha à frente. Eu aproveitei bem as oportunidades que tive para ganhar posições e conseguimos um segundo lugar improvável”, referiu Álvaro Parente no final.

Como o piloto português garantiu a ‘pole position’ para a corrida de hoje, a sua motivação para o segundo confronto do fim de semana é enorme: “O nosso carro está muito competitivo e temos um bom andamento, como ficou hoje demonstrado. Vamos trabalhar para voltar a garantir um bom resultado, sendo o triunfo o objectivo prioritário. Os nossos adversários estão muito fortes e vamos ter de dar o nosso melhor, mas estamos determinados“.

Em destaque

Subir