Ciência

Alterações climáticas estão a tornar a Antártida verde

Uma equipa de cientistas das universidades de Exeter e Cambridge, no Reino Unido, revelou que a Antártida está a presenciar um crescimento vegetal devido às alterações climáticas.

O estudo, que foi publicado na revista ‘Current Biology’, revela que os cientistas detetaram um elevado aumento da atividade biológica no continente nos últimos 50 anos.

Para chegar a tal conclusão, os investigadores analisaram concentrações de musgo bem preservados na Antártida, distribuídos numa área de 643 quilómetros e com recurso a dados dos últimos 150 anos.

O foco da equipa esteve em cinco núcleos de três locais, concluindo que o continente teve alterações biológicas significantes nos últimos anos.

Matt Amesbury, investigador da Universidade de Exeter, afirmou que o aumento das temperaturas na Antártida teve “um efeito dramático no crescimento dos bancos de musgo”, pelo que se a temperatura continuar a aumentar, o continente “será um lugar mais verde no futuro”.

Agora, os investigadores pretendem analisar, através de uma nova investigação, os efeitos das alterações climáticas nos ecossistemas da Antártida antes dos humanos impulsionarem o aquecimento global.

Em destaque

Subir