Mundo

Aljazeera fecha delegação em Pequim após expulsão de jornalista do país

aljazeeraA emissora de TV do Qatar, Aljazeera, tornou pública nesta terça-feira a intenção de encerrar a sua delegação anglófona em Pequim, China, depois de uma das suas jornalistas não ter conseguido renovar a sua acreditação.

A decisão das autoridades chinesas surpreendeu o Clube de Correspondentes Estrangeiros na China, que afirma tratar-se de uma“ameaça grave à capacidade da imprensa estrangeira trabalhar na China”.

Melissa Chan é a primeira jornalista expulsa do país desde 1998, quando uma correspondente alemão da revista ‘Der Spiegel’ foi acusado de estar a ocultar segredos de Estado.

A Aljazeera, transtornada com a situação, decidiu ‘fechar as portas’ da delegação de expressão anglo-saxónica, dado que o governo chinês não permite mais a emissão de vistos para a entrada de novos jornalistas. Porém, vai manter a delegação árabe.

Num comentário sobre o sucedido, Salah Negm, responsável editorial da Aljazeera em inglês, declarou: “Estamos fortemente empenhados na nossa cobertura na China. Da mesma forma que a imprensa chinesa segue livremente a atualidade mundial, queremos a mesma liberdade na China para todos os jornalistas da Aljazeera”.

Acerca da expulsão de Melissa Chan, nenhuma explicação foi dada por parte das autoridades chinesas.

Em destaque

Subir