Motores

Alexey Lukyanuk vence duelo do segundo dia em São Miguel

LukyanukAcores3

Alexey Lukyanuk concluiu o segundo dia do Azores Airlines Rally na liderança, após uma etapa imprópria para cardíacos, já que foi palco de um intenso duelo entre o russo e o campeão europeu Kajetan Kajetanowicz.

O polaco, que tinha terminado a tirada inicial na frente da prova do Grupo Desportivo de Comercial, esteve fortíssimo como se esperava, mas Lukyanuk não lhe ficou atrás.

Num ora agora ganho eu… a liderança, ora agora ganhas tu, parecia que a ‘balança’ poderia mais uma vez pender para o campeão da Europa, mas isso não aconteceu.

Alexey Lukyanuk começou o dia a ganhar 6,3s e passar para o comando. Depois Kajetan Kajetanowicz impôs-se na especial seguinte e recuperou 8,9s ao russo, que perdeu mais 5,9s na terceira classificativa do dia, concluindo a manhã a mais de uma dúzia de segundos do campeão europeu.

KajetanowiczAcores4

Mas a batalha estava longe de estar terminada, e logo no primeiro troço da tarde Lukyanuk recuperava 3,6s ao seu adversário. A ‘coisa’ prometia e na penúltima especial da etapa novo triunfo para Alexey, ainda que por 1,5s de diferença para ‘Kajto’.

A segunda passagem pela famosa classificativa das Sete Cidades acabaria por recolocar Alexey Lukyanuk no comando do rali, pois ganhava mais de 16 segundos ao seu rival, partindo assim para o último dia com escassos 9,8 segundos de vantagem.

Seria difícil imaginar um rali tão disputado? Talvez não. E que Ricardo Moura estivesse a lutar pelo título? Talvez sim. E de facto o açoriano mostrou do que era capaz, assinando tempos entre os melhores, nomeadamente na derradeira especial do dia, em que foi inclusivamente mais rápido do que Kajetanowicz.

RicardoMouraAcores2

Este excelente desempenho do piloto de São Miguel faz com que termine este segundo dia de prova no terceiro posto, a menos de 41 segundos do líder e com mais de 24 sobre Ralfs Sirmacis, a grande revelação do ERC e recente vencedor do Rali da Grécia.

Ricardo Moura está numa ‘guerra’ à parte dos restantes portugueses, nomeadamente Pedro Meireles, que é quinto a mais de três minutos de Lukyanuk, e José Pedro Fontes, que é sexto, a menos de 16 segundos do piloto de Guimarães. João Barros já não está nesta luta, depois de sair de estrada na especial das Sete Cidades

Classificação após a 10.ª PE
1.º Alexey Lukyanuk/Alexey Arnautov (Ford) 1h20m35,3s
2.º Kajetan Kajetanowicz/Jaroslav Baran (Ford) + 9,8s
3.º Ricardo Moura/António Costa (Ford) + 40,8s
4.º Ralfs Sirmacis/Anton Simins (Skoda) + 1m05s,1s
5.º Pedro Meireles/Mário Castro (Skoda) + 3m08,8s
6.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën) + 3m24,6s
7.º David Botka/Peter Szeles (Citroën) + 3m37,0s
8.º Jan Orsák/David Smeidler (Ford) + 3m38,9s
9.º Raul Jeets/Andrus Toom (Skoda) + 4m17,5s
10.º Antonin Tlusták/Ladislav Kucera (Skoda) + 4m21,5s

PedroMeirelesAcores2

Em destaque

Subir