Motores

Alex Zanardi vai tripular um BMW muito especial na sua estreia no DTM

Não será a primeira vez que o ex-piloto de F1 Alessandro Zanardi guiará um carro de corrida com comandos no volante, mas no final de agosto fará a sua estreia num bólide do DTM.

Mais potente do que qualquer outro carro de Turismo de competição que tripulou até agora, o BMW M4 DTM que o italiano vai ter à sua disposição um sofisticado sistema de controlo para poder participar nas corridas noturnas do Campeonato Alemão da disciplina que se disputam no Circuito de Misano a 25 e 26 de agosto.

Campeão paralímpico, e amputado dos joelhos para baixo desde o seu acidente de Fórmula Indy em Lausitzring em 2001, Zanardi é um autêntico atleta, apesar dos seus 51 anos, sendo que nesta estreia no DTM, e contrariamente ao que sucedeu no passado no WTCC, não irá correr com as próteses das pernas.

A BMW preparou um sistema de controlo no M4 do transalpino que permitirá controlar todas as funções no volante – incluindo o acelerador e os travões. Exigirá menos esforço do pedal, com os travões a serem comandados na consola central do ‘cockpit’, do lado direito do piloto.

Mercê de um engenhoso cilindro de travão, Alex Zanardi poderá fazer o BMW reduzir o andamento tão eficazmente como os seus adversários com os pedais. Estes precisarão até de uma força equivalente a 100 ou 120 kg para travar os seus carros com os pés. Já o bicampeão do Mundo de ‘handi-bike’ – triciclo paralímpico – pressionará o equivalente a 70kg com a força do seu braço direito.

O M4 DTM do piloto italiano possui também uma embraiagem adaptada, centrífuga hidráulico manual, que será acionada para os arranques e nas paragens nas boxes. O que lhe permitirá ocupar-se do acelerador e da caixa de velocidades nos momentos cruciais.

Esta solução para a embraiagem foi pela primeira vez experimentada por Zanardi nas 24 Horas de Spa-Francorchamps de 2015, no BMW Z4 GT3 em que alinhou na prova ‘rainha’ da Blancpain GT Endurance Series.

No carro do DTM os engenheiros da BMW deixaram ao piloto transalpino duas opções para trocar de velocidades. A primeira consiste em utilizar a palheta no lado direito do volante – um sistema comum a todos os carros do campeonato – mas também outra palheta no comando na alavanca dos travões na consola.

Para se adaptar a todas estas novidades, Alessandro Zanardi realiza esta semana em Vallelunga – a norte de Roma – testes com este M4 DTM que não é comum a nenhum outro que a marca de Munique tenha construído até agora.

Em destaque

Subir